sexta-feira, 5 de abril de 2013

O enterro...


Ola meus queridos(as)

Logo após a minha última postagem recebi a ligação dele, infelizmente a mãe do Caiçara faleceu. Ele foi extremamente agressivo comigo no telefone, como se eu tivesse culpa...tentei dizer algumas palavras de consolo mas em vão. Fiquei fora do meu centro novamente e entre a cruz e a espada, por um lado querendo muito dar-lhe um abraço neste momento tão difícil afinal de contas foram anos de convivência mas por outro sabendo dos riscos que correria (me magoando mais uma vez) se fosse lá...Debati metade da tarde mas quando minha mãe chegou a noite eu já estava com as malas prontas. Desci naquela noite mesmo, assim que cheguei em Peruibe liguei na casa dele. A primeira a bater o telefone na minha cara foi a maluca da irmã dele (até num momento assim ela consegue ser grossa), a segunda alguma "irmã' da igreja dizendo que eu deveria estar feliz pois não era isso que eu queria?! Resumindo, não consegui falar com ele...fiquei com vontade de dar meia volta e subir para SP na mesma hora...Mas já estava tarde mesmo e melhor esperar pelo amanhã. O enterro seria as 10 horas.

Passei a manhã inteira ligando para Deus e todo mundo, nossos amigos em comum na tentativa que algum deles entrasse em contacto com o Caiçara avisando que eu estava na cidade e queria muito dar meu apoio neste momento. Foi chegando a hora do enterro e eu sem conseguir falar nem com ele nem com ninguém...No final ponderei muito a acabei não indo, confesso que tive muito medo de me expor a uma cena barraco (não com ele) mas o resto da família...Puxa, como me doeu não estar lá ao seu lado.

A tarde as notícias foram chegando, encontrei alguns amigos que foram ao enterro e finalmente graças a minha mainhã, Dona N. falei com o Caiçara ao telefone. Meu Deus, que punhalada no coração. A conversa não durou mais que alguns minutos, eu tentando ser compreensiva, que gostaria muito de poder dar um apoio neste momento, que estava em Peruibe; mas ele não quis me ver. Simples curto e direto, não quero te ver. Tá bom, sinto muito. Desliguei e chorei o resto da tarde no colo da minha mainhã.

Sem as mínimas condições emocionais de dirigir acabei ficando até quinta, lambendo minhas feridas, isolada, olhando aquele mar sempre me acalmando...Ainda não consegui digerir tudo isso, mas de uma coisa estou certa, fiz a minha parte. Mas uma vez estendi a minha mão e disso, ninguém pode me culpar. Mais uma vez eu estive lá por ele!

Também fiquei sabendo de coisas muito desagradáveis, ele meteu muita gente na nossa estória e agora esta colhendo os frutos disso. Imaturidade, mas e agora? Terá que crescer a duras penas, sem porto seguro. Pedi muito ao meu poder superior que segure na mão dele neste momento, e por mais que eu simplesmente abomine a clínica, o ideal seria ele voltar e completar o tratamento agora. Mas opto pela interferência zero, não sei o que ele decidiu. 

E eu nisso tudo? Pois é, sabia dos riscos indo lá; mas fiz o que meu coração gritou. E esta provado novamente, quando deixamos o coração falar mais alto que a razão só nos magoamos. Sofri muito, mas de volta a minha realidade, junto com o meu pequeno e com a tão necessária distância, já não me parece um bicho de sete cabeças. E aproveitarei mais essa oportunidade para colocar um ponto final neste capítulo da minha vida. Meu pai disse algo que faz sentido, agora que ela faleceu eu não preciso mais manter nenhum vínculo com eles (a família (dis)funcional), não haverá mais chantagens para levar o pequeno e por ai vai...Logo esse é o enterro, de muitas coisas!

Porém, até o último segundo antes de pegar a estrada esperei que ele ligasse...mas ele não ligou. 
E hoje enterro a promessa que nós dois fizemos, de um dia sermos três...




2 comentários:

  1. Olha, vou te falar uma coisa, acompanho alguns blogs, mas o seu foi o único onde li tanta verdade, de maneira clara e lúcida. Sentei aqui umas 5 da tarde e li absolutamente tudo que vc escreveu. Além de vc escrever muito bem, de uma maneira simples mas ao mesmo tempo inteligente, vc consegue transmitir o sentimento real. Vc já está nos meus "Favoritos"! rsrsrsr Só quem passa por isso, entende e sabe expressar... E vc sabe muito! Direta, inteligente,clara, sem mimimi! Parabéns! Siga sua vida e seja feliz com o I! mas não nos abandone, ok? Continue escrevendo, ajudando, esclarecendo. As pessoas precisam acordar!!!! Mudando de assunto, como vcs se conheceram? Bjo, bom fim de semana, Adriana

    ResponderExcluir
  2. Message in a bottle....é para você! De coração! Beijos grandes....

    ResponderExcluir