segunda-feira, 11 de março de 2013

O arquipélago continua mágico


Molokai, 26 de Fevereiro de 2013

Querido Caiçara,

Finalmente chegamos em Molokai e hoje vamos ficar num hotel confortável, sem ter que fazer ginástica para dar banho no I., muito menos passar metade da noite acordada abraçada com ele achando que vai despencar da cama...Não me arrependo mas puxa, tá bom de mar para ele por um bom tempo. Em nenhum momento ele enjoou ou passou mal, mas depois de alguns dias começou a ficar meio entediado (por maior que seja o iate o espaço é limitado, e eu correndo atrás dele a toda hora né?). Foi muito mágico, não tem por do sol mais lindo, acordar com o gigante silêncio do oceano, e Niihau foi único mesmo. Morei anos aqui e nunca tinha ido até Niihau, na verdade é uma ilha muito pequena que pertence ao arquipélgo havainao, mas antes do Hawaii ser anexado como estado norte americano, ela foi vendida pela monarquia havaina a família Robinson e hoje apenas umas 300/400 pessoas vivem lá como a 100 anos atrás (sem luz elétrica, esgoto...). Só é permitido desembarcar na ilha pessoas convidadas, como o Albert tem uma tia-avô que mora lá (e faz as leis de conchas mais lindas que eu já vi além de caras) conseguimos uma permissão. Uma experiência única mesmo, sem contar as baleias! Várias cruzaram nosso caminho, com direito a espetáculos a la Nacional Geographics! Durante o inverno elas migram para os trópicos para rituais de acasalamento , algumas já estavam com filhotes e durante o verão voltam para o ártico se alimentar (as populações de baleias dos hemisférios norte e sul não se encontram pois não cruzam o equador).
Uma jubarte, enorme (provavelmente grávida) chegou bem pertinho no nosso barco e o Iago ficou hipinotizado! Depois deste dia ele não parou mais de ficar apontado para o mar esperando ela aparecer novamente. Muitos golfinhos (ele não deu muita bola para eles), alguns leões marinhos, cardumes de atum (o C. tirou um da água depois de 3 horas brigando pesando uns 120 kg tranquilo)...eu confesso que minha falta de prática contou, deixei um marlin enorme escapar, forcei demais a linha e ela arrebentou. No dia seguinte me redimi e pesquei um Ono (não sei como chama em português) que virou um jantar delicioso, os Ono não são tão grandes, mas brigam feio (são peixes pelágicos de cruzeiro), difícil de tirar da água e muito saborosos! Eu e a Ro cozinhamos ao estilo polinésico com molho de macadâmia e folha de bananeira. Não sobrou nada! O I. gostou também. Lembrei da primeira vez que participei de um campeonato de pesca como parte da tripulação e ganhamos o prêmio de maior Ono (eu que pesquei!!!!!) Outra noite, graças a Lua, pescamos (sem esforço nenhum, tadinhas elas são atraídas pela luz) uma tonelada de lulas. A Ro recheiou elas com um arroz maluco que ela inventou, o I. não se animou tanto assim...

Bom, amanhã volto para Honolulu daqui mesmo (já confirmei o vôo), eles continuam até a Big Island aonde o barco fica ancorado. Chega de mar para o I.! Kilauea fica para a próxima, mais uma razão para voltar aqui. Apesar de que pensei muito mesmo em extender nossa viagem, até pela falta de notícias suas...nem uma linha, nada. Talvez você não precise de mim mesmo e se eu ficasse por aqui não faria muita diferença. Mas se eu decidir voltar a morar aqui será uma decisão pensada, resolvendo as coisas pendentes no Brasil primeiro e não como uma fugitiva (correr dos problemas não resolve nada). Então, vou continuar com a proposta inicial, e dia 1 estou chegando em Sampa.
Não sei se você recebeu meus outros emails, mas pensei em ir ve-lo no seu aniversário mas na condição que você passe o dia conosco, e na segunda feira entrego você de volta para a clínica. Senão fica pro próximo aniversário...ou sei lá eu quando. Só, por consideração, me avise assim posso me organizar quando chegar no Brasil (pois o tempo será curto né? Dia 3 esta quase ai).

Como não tenho absolutamente a mínima idéia de como você esta ou o que acontece por ai, só peço que esteja bem, mas confesso que cada vez menos penso nisso (graças a sua clínica também, que nunca me da satisfação nenhuma e não me inclui em nada, só nos pagamentos – ai eles lembram de responder meus emails rapidinho!).
Beijos, Dona Barriga

Nenhum comentário:

Postar um comentário