terça-feira, 26 de março de 2013

Limpo sim em recuperação...não


Qual é a proposta da ressociabilização? Fazer um teste, analisar como o dependente químico em tratamento se comporta no mundo aqui fora. Utilizar essa oportunidade para ajustar as arestas, corrigir algumas atitudes cognitivas que ele apresente...enfim, um laboratório.

Infelizmente percebi algumas coisas conversando com ele  que não se encaixam no perfil de um dependente químico realmente em recuperação, acenderam algumas luzinhas vermelhas.
A primeira foi a arrogância, parece que ele tomou o chá do jatobão. Ficou interando APENAS 4 meses, esta limpo apenas a 4 meses mas já se transformou em outra pessoa, sabe tudo que tem que fazer, já resolveu tudo, inclusive os meus problemas e do resto do mundo...senhor de si! Outra coisa é o egocentrismo, ele continua achando que o mundo gira em torno do umbigo dele (ou talvez ele não ache mais porém gostaria que ele continuasse girando em torno dele). Quando disse que não iria descer a serra pois não estou disponível para ele 24 horas por dia 365 dias por ano ele surtou, e começou a fazer chantagem. Ele não respeita os limites que eu estou impondo, continua invadindo e acha que só porque ele resolveu ligar em plena segunda as 9 da manha porque esta de resso eu tenho que estar lá as 11! Olha, cansei dessa babaquices. O pior é que ele esta acostumado com as duas codependentes altamente facilitadoras que moram no manicómio e acha que comigo vai ser igual! Até já foi, mas não é mais não. E por fim, confesso que me assustou um pouco foi o fanatismo religioso. Saindo de um extremo e indo para o outro. Trocando seis por meia dúzia...dizendo que vai responder o chamado, que vai virar crente e sei lá eu mais o que. Qualquer pessoa que tenha lido e estudado um pouquinho o livro azul do NA já percebeu os sinais, né? E sabemos aonde vai dar, começa com R e termina com A: RECAIDA.

Sério, essas não são atitudes de alguém que esta em recuperação. Os poucos dependentes químicos que conheço que realmente estam em recuperação têm um discurso muito diferente, e basicamente eu sinto duas coisas neles: humildade e gratidão. Eu não vejo nenhuma das duas nele, pelo contrário, arrogância, prepotência, ansiedade e um fanatismo absurdo. 

Resumindo, ele esta limpo mas não entrou em recuperação. 

E eu nesta meleca toda? Ontem já dormi mau para caramba, estou me desgastando debatendo se entro em contato com a clínica e relato essas informações relevantes, afinal de contas ele ainda esta em tratamento...mas que diferença irá fazer também? Nesta M. de clínica só tem gente incompetente mesmo. Olha, espero super hiper ultra estar errada, mas o dia que ele recair (que não aconteça mas desse jeito fica difícil né?) vou fazer questão de ligar e dar os parabéns para a Cida e sua equipe de profissionais altamente qualificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário