terça-feira, 7 de maio de 2013

Limites


Ola meus queridos(as)

O friozinho resolveu chegar mesmo! A temperatura caiu drasticamente...cadê o veranico de Maio? Hoje deixei o I. na escolhinha cedo tão cheio de agasalho que ele andava como um pinguim! Mas o sol brilha, o ceú esta azul...mas nem tudo azul. 

Momentos instáveis, as vezes fico meio sem saber como lidar com ele. Honestamente estou sendo o mais assertiva possível, confiando plenamente, respeitando seu espaço, apoiando dentro dos meus limites; mas a sua insegurança ainda fala. Na nossa breve conversa no telefone esta manhã, apenas perguntei se ele estava fazendo seu inventário diário, para que! Pronto, sua atitude mudou totalmente, e ainda escutei um "eu não estou mais internado" bem enfático (digamos assim). Apenas tive a intenção de lembrá-lo que o décimo passo é uma poderosa ferramenta no plano de prevenção a recaída (PPR) que poderia auxilia-lo a identificar os sinais que viessem a surgir...é queridos, as vezes o melhor é sair do caminho e deixar o poder superior agir. São os altos e baixos, as oscilações de humor esperadas; mas isso não significa que tenho que simplesmente me calar. Encerrei a conversa e desliguei um pouco chateada mas já passou.

No fundo, eu continuo sendo a sua válvula de escape, seu saco de pancadas...mas infelizmente, no presente momento ele não tem como trabalhar isso, só cabe a mim ir mostrando aos poucos aonde estam os meus limites e até aonde ele pode ir. Afinal de contas, foram anos e anos fazendo o papel da codependente facilitadora; ele também precisa apreender a lidar com essa outra dona barriga e, por um bom tempo, vai continuar testando os meus novos recém adquiridos limites. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário