quarta-feira, 22 de maio de 2013

Informação


Ola meus queridos(as)

Ontem na sala tivemos uma partilha/depoimento de uma companheira, que diga-se de passagem, eu admiro muito, bastante interessante. Não lembro exatamente como chegamos neste tópico (apesar de ter sido eu que coordenei e a literatura era a respeito das tradições, mas uma coisa engata na outra e enquanto estiver fluindo numa boa eu deixo correr) que esta bem em evidência e na moda, regularizar a maconha (na verdade é legalizar mesmo a palavra). Honestamente eu não tenho uma opinião formada a respeito, mas nossa companheira colocou a necessidade de limites e INFORMAÇÃO (tudo bem ela é jornalista e puxa a sardinha para o seu lado...to brincando)! Proibir, coibir e ignorar só leva a IGNORÂNCIA. Ela mencionou, como exemplo, o cigarro e sua experiência com ele quando jovem. Ela fumou e muito, porque? Naquela época a Greta Garbo fumava, as mulheres bem resolvidas, glamorosas e independente fumavam...lindo, e ninguém tinha a informação dos malefícios que o cigarro causa a saúde (câncer entre eles), além de que custava 50 centavos e se fumava até dentro dos cinemas/elevadores/voôs etc... (que viagem né? Você consegue imaginar alguém ascendendo um cigarro dentro do cinema hoje?). De 20 anos para cá o número de fumantes no país diminuiu, porque? Porque as pessoas começaram a se informar, o modelo abordado mudou, as campanhas de esclarecimento surgiram, as propagandas foram banidas da TV/jornais/revistas (quem não lembra daquele cowboy maravilhoso convidando você a "venha para o mundo de Marlboro"?)... e o preço foi lá na estratosfera. A política mudou, limites e informação; e hoje se você quiser fumar você sabe o preço que iria pagar pela sua escolha.

A maconha e alucinógenos (como LSD) também tiveram o seu momento glamour durante a década de 70 e sua filosofia flower power/make love not war; Woodstock total. O intelectual, o artista, a nova geração, a era de Aquários e por ai vai. Porém tudo isso veio dentro de um contexto de mudanças socio comportamentais dentro de uma sociedade historicamente passando por uma "revolução" cultural digamos... E os nossos maconheiros de hoje? Só querem ficar chapados e fugir da realidade escutando Bob Marley e jogando video games (talvez eu esteja simplificando um pouco). 

Claro que cigarro é cigarro e maconha é maconha, mas a informação é uma ferramenta muito poderosa.  A informação (e não a ignorância) deve ser a nossa aliada nesta luta, fico imaginando o I. daqui uns anos, eu espero poder passar as informações à ele e, com essa bagagem, ele fazer suas escolhas. Infelizmente ainda não falamos abertamente sobre drogas, como se fosse um tabu (da mesma forma que não falavamos sobre sexo a algumas décadas atrás). Os pais por não terem a informação acabam ignorando essa problemática toda, até que um belo dia descobre um baseado na gaveta do quarto do filho e entra em surto psicótico (isso quando já não é um papelote de cocaína, ou uma pedra de crack). E sai todo mundo correndo, desesperado se culpando "aonde eu errei", atrás de psiquiatra, clínica e por ai vai. Que falta faz a informação...

Queridos, vamos abrir o olho! As drogas estão ai, historicamente sempre estiverão e provavelmente continuarão por ai... Esconder embaixo do tapete da nossa ignorância não farão elas desaparecerem. O que precisamos é ter as ferramentas para lidar com essa realidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário