quarta-feira, 15 de maio de 2013

Certo ou errado?


Ola meus queridos(as)

Mais uma conjuntivite, não consegui ir na sala ontem e hoje estou de molho em casa mal e mal enxergando o teclado do computador... Acredito piamente que nosso corpo desenvolve reações sintomáticas em momentos de não equilíbrio emocional, como por exemplo, todos os meus amigos hiper ultra estressados tem úlcera! Mas e no meu caso? Claro, a visão... sem ela não consigo nem pegar o I. na escola dirigindo muito menos trabalhar, será que é o meu organismo falando comigo? Desacelera... equilibre, tire umas férias e vai tomar sol e cerveja no nordeste? 

Como é difícil não julgar o outro, né? Os conceitos de certo e errado (baseados nos princípios de cada um) estam incrustados dentro de nós. Óbvio, temos os "certos e errados" universais, alguns até legalizados pelo sistema judicial (matar alguém é errado e dá cadeia, bom nem sempre neste país)... mas e quando nem tudo é preto no branco? Utilizamos os nossos conceitos particulares de "certo e errado" baseados em nossa vivência, moral, estórico familiar etc... e acabamos julgado o outro SIM! E é sempre mais fácil apontar nos outros nossos próprios defeitos, né? 

O velho exercício de tentar se colocar no lugar do outro, muito difícil novamente pois cada um é um mundo a parte construído ao longo de uma vida, um universo imenso de sentimentos e experiências! Não vou me aprofundar filosoficamente aqui, pois não tenho entendimento muito menos bagagem ou competência para discursar sobre tal assunto, apenas o meu dia a dia me ensinando. E o que venho apreendendo? Não vamos nos fundir ao outro, mergulhar no seu oceano e compreende-lo profundamente nunca; mas podemos respeitar seus sentimentos e limites (mesmo que não faça o mínimo sentido para nós de acordo com os nossos "certos e errados"). Quando queremos apenas o bem estar da pessoa amada, tanto faz se você concorda ou não, acha certo ou errado... apenas respeite seus sentimentos e apoie! Agora enquanto você continuar querendo mudar o outro impondo os seus "certos e errados", só vai haver julgamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário