quinta-feira, 25 de julho de 2013

Nar-Anon/NA


Ola meus queridos(as)

Ontem conversando com um companheiro de NA muito querido e sábido sobre vários assuntos, uma grande e inegável verdade foi dita, porque nossas salas do Nar-Anon andam tão vazias mesmo frente a essa epidemia? Alguns fatores de ordem prática, como somos uma sociedade anônima (mas não confundir com secreta), logo não fazemos propaganda na TV né?. Diz, uma das nossas tradições (11) que nossa política de relações publicas se baseia na atração e não na propaganda.... Eu mesmo confesso que só fui tomar conhecimento da existência do Nar-Anon quando o Caiçara foi internado, e a clínica sugeriu que os familiares fossem procurar ajudar nos grupos de apoio. Claro que não fere a tradição colocarmos um cartazinho num posto de saúde por exemplo, ou fazer uma panfletagem ou palestras em clínicas. Infelizmente tenho a sensação que caminhamos independentes, o que não ajuda nem o lado do DQ muito menos dos CDQ. Nossas salas com, digamos assim, uma maior frequência de companheiros são aquelas próximas as do NA que são bem poucas. Além da cooperação, preciso apreender um pouco mais sobre a dinâmica do NA e como eles nos vêem; estou aqui fazendo um esforço tremendo para trazer esse companheiro do NA para uma temática no Nar-Anon (graças ao PS e ao SIDSP, já tivemos outras temáticas com companheiros convidados do NA)! 

Lembro de uma reunião aberta que "tentei" ir com o Caiçara na praia (mas não tinha com quem deixar o I. e ele claro, não se comportou e tivemos que sair), quando me apresentei "meu nome é dona barriga uma nar-anon em recuperacão"uma media dúzia de adictos só faltou pular das cadeiras! É meus queridos companheiros do NA.... a gente não morde não! Alias para os que não sabem o histórico, o Nar-Anon é uma semente do Al-Anon, como o NA é uma semente (que brotou e deu frutos) do AA. Alias convido nossos companheiros do NA a nos fazer uma visita, nossas reuniões são abertas (a única coisa exigida é que se respeite o anonimato). Outro dia mesmo tivemos uma jornalista, claro que ela não levantou a mão na terceira tradição associando-se a irmandade, mas veio nos conhecer para poder escrever uma reportagem e foi bem interessante. 

Também gostaria de mencionar que na nossa sexta tradição (que é semelhante a do NA) temos um adendo muito importante e esquecido: "Embora sendo uma entidade separada deveríamos SEMPRE colaborar com os Narcóticos Anônimos". Ou seja, somos entidades irmãs e é nossa obrigação, como Nar-Anon auxiliar o NA! Eu, infelizmente, não acredito que um DQ possa realmente viver em recuperação dentro de um ambiente familiar aonde estam todos doentes... A recuperação é um caminho individual, mas para o bem coletivo de todos!  

E antes de acabar me delongando, o grande motivo do porque as famílias não procuram o Nar-Anon: vergonha! Vergonha de ter um filho adicto, de ter um marido adicto...muita vergonha e culpa! Querida(o), asseguro a você que com o tempo os três C's vão entrar na sua vida e levantar esse peso: não causei, não posso curar, não posso controlar! 

Desejo a todos, nesta gélida quinta feira: serenidade, coragem e sabedoria! 

7 comentários:

  1. emocionante...ja vi propaganda do Naranon na glogo...e na baixada...no começo do ano eu estava na praia grande...e no intervalo da novela aparecia uma tela preta com escrita branca dizendo: vocÊ tem problemas com drogas na familia? Você não está mais sozinho? www.naranon.org.br, aprenda a substituir desespero por esperança....eu nunca me aprofundei nas tradições dos grupos..mais sinceramente...acharia de muita mais muitaaa ajuda se esse tipo de propaganda se espalhasse..não importa o motivo q levou a pessoa a ir conhecer...o q importa é q ela terá a oportunidade de conhecer sobre recuperação ...tmj...nega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Kel querida, mas fere a décima primeira tradição... Teremos uma reunião unificada de área painel e provavelmente esse assunto será levantado. Todo mundo sabe quem é a presidente do AE, até no roda viva ela já foi (e eles tem um programa de TV só deles)...e do Nat-Anon? São filosofias diferentes. Beijocas

      Excluir
  2. Querida, usando o seu espaço para divulgar: http://amandoumdependentequimico.blogspot.com.br/2013/07/chega-de-sensacionalismo.html . Bjos!

    ResponderExcluir
  3. O link correto é esse :) http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/11501

    ResponderExcluir
  4. sim entendo...a filosofia, mas acredito que mesmo sem ferir o anonimato das pessoas do grupo é possível divulgar melhor esse trabalho...que salva tantas vidas

    ResponderExcluir
  5. Kel companheira querida, você já deve estar de saco cheio deste meu momento serviço...mas a base de tudo é a décima segunda tradição: O anonimato é a base espiritual de todas as nossas tradições. lembrando-nos de sempre colocar os princípios acima das personalidades. E é ai que o bicho pega, entende? E enquanto formos uma sociedade de anônimos...essa tradição não será quebrada nunca. Sim, acredito que temos meios de levar a mensagem, divulgar... de outras formas. Mas a salas são como elas são basicamente por essa razão, lá todos somos iguais e ninguém é ninguém...abre esse espaço! Sei lá, meus 5 centavos aqui.

    ResponderExcluir