segunda-feira, 22 de julho de 2013

Código de Hamurábi


Ola meus queridos(as)

Hoje na hora do almoço (olha o milagre consegui sair para almoçar), simplesmente andei pela Av. Paulista, sem pressa até chegar ao restaurante. Mas andei, não estava correndo olhando para o chão pensando nos bilhões de problemas a serem resolvidos; observei as pessoas que passavam, suas feições, sua eterna pressa em chegar... mas chegar aonde? E as pessoas absorvidas nos seus respectivos mundinhos iam atropelando um "mendigo" digamos assim que estava sentado no meio do caminho, enrolado num cobertos imundo pedindo esmolas... Era quase como se aquele ser não existisse (mas o mal cheiro não negava, ele estava lá sim). É assim que tratamos nossos semelhantes? Não, esse ser não é nosso semelhante, alias ele não existe e por isso simplesmente o atropelamos, chutamos como se fosse uma pedra no meio do caminho incomodando o andar da carruagem; varremos para baixo do tapete pois ninguém ver quer lixo no meio da rua né? 

E em quantas situações também respondemos com desprezo, raiva e vingança... ao próximo, ao nosso semelhante. Será que ainda não percebemos que todos fazemos parte do "todo"? O bem comum. Quando deixamos de ser uma comunidade de seres cooperativos e nos tornamos egoístas ao ponto de blindarmos nossos carros e vivermos em fortalezas com cercas elétricas? Nada disso seria necessário se houvesse a consciência do bem comum, como sociedade (não estou aqui fazendo a apologia do comunismo, apesar de que ainda tenho minha carteirinha do PCB guardada em algum lugar...eu tinha 18 anos nas Diretas Já e lia Marx sim!). Sugiro visitar a Suécia, por exemplo, eles não tem nada de comunistas mas uma preocupação e entendimento enorme do bem comum social. 

As vezes tenho a sensação que estamos retrocedendo a velha Mesopotâmia de 1700 AC, e o famoso código de Hamurábi: olho por olho, dente por dente. Se continuarmos nesta tendência o mundo acabará cego e banguela! 


2 comentários:

  1. que comece por mim!!!..bjuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  2. OI amor... que conhece por mim mas, hoje confesso, estou me sentindo um micro grão de areia nesta praia imensa. Esta na hora de juntar os grãos. TMJs

    ResponderExcluir