sexta-feira, 21 de junho de 2013

Gaia


Ola meus queridos(as)

Por que o ser humano tem tanta resistência em apreender com seus próprios erros? Dentro de uma abordagem evolutiva, tal comportamento estaria fadado a extinção! Se não apreendemos, não nos adaptamos as novas circunstâncias, continuamos com os velhos hábitos porque ainda não fomos cruelmente selecionados a deixar de existir neste planeta? Aqueles que acreditam piamente que somos filhos de "Adão e Eva" (e não dos macacos) jogarão pedras (e questionarão até a próprio darwinismo), aqueles que vivem na lógica dirão que estamos aonde os dinossauros já estiveram... no topo da cadeia trófica, depredando o meio ambiente e esperando o planeta tomar as rédeas da situação e nos colocar no nosso lugar... Evoluir ou extinguir! 

A hipótese de Gaia, desenvolvida por James Lovelock em 1972 (o ano que nasci) na qual a biofesra e os componentes físicos são intimamente ligados, e formam um complexo sistema integrante que mantêm as condições climáticas e biogeoquímicas, em homeostase. 

E o que é homeostase? A homeostase é uma das características fundamentais dos seres vivos. É a manutenção do ambiente interno dentro de limites toleráveis." Resumindo, equilíbrio! Dentro e fora de você! Porque insistimos em ir contra a evolução? 





Nenhum comentário:

Postar um comentário