quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Caso ou compro uma bicicleta?


Ola meus queridos(as)

Voltando a rotina, finalmente o I. foi para escolinha hoje e já está 100% no 220 de novo! Ontem estive no ambulatório da ONG para os familiares de DQs, sempre bom demais conversar com o Ale. Ele tem uma visão bem holística da dependência química, uma linguagem bem mesclada do que há em termos de tratamento por ai (o que para mim é muito benéfico, pois percebi que estava muito enraizada nos jargões que usamos nas salas). Passamos um bom tempo discutindo os 13 princípios de tratamento do NIDA (para quem não sabe, National Institute of Drug Abuse), fazendo um paralelo, o "vaticano" em termos de pesquisa e tratamento de dependência química do NIH (National Institute of Heath). Como as coisas são né? Estive no NIH vários ano atrás, quando as drogas não tinham batido a minha porta, colaborar numa pesquisa de hidrodinâmica de fluidos não newtonianos (como o sangue). Não que eu entendesse muito disso (o oceano é um fluido newtoniano, aonde a tensão de cizalhamento é proporcional a deformação... ) mas caiu uma bolsa de pesquisa do céu e eu fui passar um verão em Bethesda, Maryland. Quem se interessar: http://www.drugabuse.gov/publications/principles-drug-addiction-treatment-research-based-guide-third-edition/principles-effective-treatment. Prometo que vou sentar a bunda e traduzir! 

Falamos especificamente do tratamento do Caiçara, um desconforto emocional que precisa ser trabalho, algumas restrições que ele criou no sítio e qual o plano para sua ressocialização social. Terça agora, ele me convidou a acompanhá-lo num encontro na UNIAD (Unidade de Pesquisa de Álcool e Drogas, da UNIFESP) com quem mais, ele mesmo, Dr. Laranjeira! Já fui né queridos! E mais, perguntou se eu não gostaria de fazer um curso de Capacitação em Intervenções Familiares e a Dependência Química ministrado pelo Laranjeira ano que vem (começa em fevereiro, são 4 meses) custeado pela ONG. Balancei total! Objetivos do curso: O objetivo maior do curso é capacitar profissionais para o manejo com famílias que convivem com abuso e dependência de substâncias em contextos múltiplos. Subsídios teóricos sobre, características, dinâmica e funcionamento do sistema familiar, especificidades associadas como vulnerabilidade social e violência doméstica, e modelos de intervenção serão fundamentados por meio de debates e discussões orientadas e pautadas em conceitos cientificamente embasados. 

E ai? Caso ou compro uma bicicleta? Puxa, fico muito feliz com essa oportunidade, mas será que não é abraçar demais? Se eu realmente quiser trabalhar com os familiares dentro da ONG essa bagagem é fundamental, que eu não tenho (apenas a vivência e as coisas que leio por ai). Ajudar a captar fundos, distribuir meia dúzia de cobertores na cracolândia, e panfletar levando a mensagem do Nar-Anon é uma coisa, agora isso é outra proposta! É nestes momentos que sinto imensa falta da minha madrinha (que até agora não mandou nem sinal de fumaça...).






3 comentários:

  1. Que correria hein?Dinda que convite legal para esse encontro e melhor ainda essa do curso,muito massa essa proposta iria agregar muito a essa sua vivência.Mas claro que tem que refleti se realmente dar conta de tudo isso,se vai conseguir conciliar todas as suas atividades...Espero que o Poder Superior lhe ajude nesta decisão,beijão fica em Paz!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amiga!! Puxa fiquei feliz por vc! e senti que vc ficou mais feliz ainda rsrs...oh amiga sua dinda vai aparecer sim, e se ela nao aparecer procura por ela, acho que ela esta precisando de cuidados....e sobre essa proposta acho que veio em boa hora pra vc!! Na torcida aqui !! bj bj bj

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas! Obrigada pela torcida e palavras de carinho! Confesso que estou bem inclinada a aceitar, depois do encontro de terça eu decido. E sim, minha madrinha esta MAIS do que precisando de cuidados, falei brevemente com ela ao telefone (depois eu post). Mega beijos!

    ResponderExcluir