terça-feira, 1 de outubro de 2013

Quem tem medo do lobo mau?


Ola meus queridos(as)

As histórias do lobo mau nasceram séculos atrás na Europa, onde o lobo sempre foi incompreendido e temido. Presente nos clássicos da literatura infantil, como Os três porquinhos, Pedro e o Lobo, e óbvio, Chapeuzinho Vermelho. Mas também temos uma lenda do lobo bom versus o lobo mau, mais ou menos assim:

“Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas.

Ele disse:– A batalha é entre os dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é Mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego.O outro é Bom. É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:– Qual lobo vence?O velho índio respondeu:– Aquele que você alimenta!”

Bem simbólica né? Muito utilizada na terapia cognitiva, e facilmente de ser interpretada. Os dois lobos são nossas emoções, causadas pela forma de pensar, portanto o lobo que alimentamos é uma escolha nossa. Simples assim! Pensar bem nos faz sentir bem e agir bem... Então vamos alimentar o lobo bom, sem ter medo do lobo mau! O lobo mau só existe se você alimentá-lo!



2 comentários:

  1. pois é por isso aquele velho ensinamento "orai e vigiai" a si mesmo ...é fácil não nega...o natureza essa a nossa..kkk..bjus

    ResponderExcluir
  2. Querendo alimentar esse lobo bom,porém o mal vez e outra quer medir forças e acabamos alimentando o lobo mal...Mas tô tentando não dar mais comida para esse lobo mal..
    .Beijos,Paz e Bem!

    ResponderExcluir