quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Eu e o CT


Ola meus queridos(as)

As coisas vão entrando no eixo novamente, trabalho, pós-graduação, filho, amigos, sala... e sono! Ontem dormi bem melhor (mas não vou me animar ainda). Também diminui o ritmo dos projetos, conversei na consultoria que até o final do próximo mês, a não ser que seja o projeto sustentável mais interessante da face da Terra, não pego mais nenhum. É menos dinheiro que entra, certamente, mas é o mais sábio a se fazer, plano reduzir stress. Dentro deste plano, vou incluir umas semanas de férias, a escolinha do I. entra em recesso em Dezembro, vou aproveitar e fechar um pacote "dondoca" num resort qualquer no nordeste, destes all included com programação infantil. Olha que beleza, enquanto o I. fica pintando o sete com os monitores, eu fico tomando sol e cerveja na beira da praia!

Como tinha mencionado, ontem fui na palestra do monstro do NA, grande parte da equipe terapéutica do CT também estava presente. Confesso que durante a apresentação em si fiquei meio que pensando na morte da bezerra, na verdade, ele estava explicando o porque a dependência química é considerada uma doença, física, emocional e espiritual, o papel do tratamento no CT (basicamente a desintoxicação física), a importancia de trabalhar o emocional e espiritual, a necessidade do adicto e DA família terem uma PPR a médio/longo prazo...enfim, digamos que o público alvo eram os familiares dos adictos que estam internados e não tem a mínima idéia do que esta acontecendo (ou estam esperando um milagre). No intervalo, conversando com alguns deles, eles nunca tinham ouvido falar do Nar-Anon! E olha que para vários não era a primeira internação. Tinha uma senhora, que simplesmente interrompia a cada 10 segundos, só falando do filho (que esta no CT, coitado do Caiçara se ele for companheiro de quarto e tão doente quanto a mãe mega codependente), chegou ao cúmulo de perguntar o que eu achava melhor NA ou psiquiatra... totalmente perdida. No começo fiquei um pouco incomodada com ela, mas fui me solidarizando com seu total desespero e despreparo para lidar com essa dinâmica. Estava quase sentindo compaixão, quando fomos pegar o metro juntos e sugeri que ela fosse fazer uma visita a nossa sala do Nar-Anon. Qual minha surpresa quando ela disse que tinha ido numa reunião mas não gostou, pois as estórias eram muito tristes e seu filho não era como os "outros"nem ela... oração da serenidade, e apenas a lembrei que essa é a doença do SE. Eita... não tem jeito queridos, mente fechada!

Bom, teremos reuniões todas as quartas (o que eles chama de ambulatório) e SURPRESA, o monstro do NA (preciso arrumar um nome, vou chamá-lo de Ale), o Ale pediu para que eu falasse da importancia dos grupos de apoio aos familiares, claro, do Nar-Anon. Então semana que vem sou eu. Também pediu minha colaboração para divulgar a ONG e um trabalho que esta fazendo na cracolândia, me convidou a fazer parte... pois é, cracolância é meio pesado para mim ainda. Vamos ver o que minha madrinha acha. Conversei com a psicóloga e um dos terapeutas, o Caiçara esta bem mas muito calado, introspectivo... no casulo mesmo. Amanhã faz uma semana que esta lá, muito pouco tempo mas, aos poucos, ele vai se abrindo. Chegamos a conclusão também que, na próxima visita, este domingo, não vou. É muito cedo. E assim, em conjunto, vamos traçando algumas metas e planos para daqui três meses quando realmente o plano de prevenção a recaída entrar em ação.

Mas confesso, que no meio daquela platéia me senti um peixe fora d'água, era tanta codependencia e insanidade que dava para encher uma piscina olímpica. Voltei para casa lendo o CEFE no metro, ainda bem que ele estava na minha bolsa... 



2 comentários:

  1. Bom dia querida!!! Que bom que vc dormiu melhor, eu fritei até as 02h da manhã rs....Sabe que tenho muita vontade de conhecer o nar anon, na minha cidade não tinha, então sempre frequentei o AE, a alguns meses buscando na net descobri que abriu uma sala aqui, fiquei feliz, mas é num lugar no centro da cidade onde em volta é proibido estacionar, tem muitos pontos de taxi ali, e os estacionamentos funcionam somente de dia, pensei em ligar pra saber como o pessoal faz com os carros, mas nao tem nenhum numero de telefone :( snifff.....ai acabo não indo, pq é no mesmo dia que o AE, tenho medo de nao encontrar lugar pra estacionar e acabar voltando pra casa... q pena né....mas derepente vc possa conseguir contato com alguem aqui de Sorocaba, qq coisa me passa!!!! Um otimo dia pra vc! bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi mulher! Não teve chá que ajudou então?! Esse negócio de insônia é péssimo pois atrapalha tudo, sem descansar a cabeça não funciona direito. Então, eu não conheço o pessoal do interior, fora de Sampa, tenho bons contatos na baixada...mas, sim, temos um grupo ai em Sorocaba (Grupo Reviver) no Mosteiro de São Bento as segundas feiras 20hs. Vou tentar saber quem é o RG de lá e passo para você. Super beijos!

    ResponderExcluir