quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Velho discurso


Ola meus queridos(as)

A meteorologia acertou a previsão, a frente fria chegou e as temperaturas despencaram hoje, que frio!!! Mas ontem a noite estava bem agradável, e depois da sala fui tomar uma cervejinha com minha madrinha. Sempre muito bom conversar com ela, escutar sua experiência, sua vivência do programa e também fazer um tricô basico né? Ontem, na partilha de uma companheira (aquela que tenho restrições) descobri exatamente o tipo de mãe que eu NÃO quero ser, ela tem 4 filhos problemáticos (2 adictos) que simplesmente não falam com ela, sendo que uma ainda mora com ela (esta se formando na faculdade de farmácia e trabalha também) e, segundo ela, preferia que ela morresse junto com o cachorro que será sacrificado essa semana em estágio terminal... Fazem 5 anos que ela frequenta o Nar-Anon e utiliza os passos para se blindar, apenas fazendo o inventário dos filhos ingratos e nunca o seu próprio, ela entrega para o PS o que no fundo é abandono, ela justifica o distanciamento dos filhos pois, segundo ela que não é médica nem nada, eles são doente mentais. Olha, sinto compaixão por ela, mas aquilo ali é um caso perdido mesmo! Quando ela partilha, o ar fica mais pesado, uma energia negativa quebra a harmonia da sala... minha madrinha disse que ela esta recaída, eu já tenho minhas dúvidas se algum dia ela entrou em recuperação. 

Temos várias mães de adictos companheiras no grupo (inclusive minha madrinha), de uma forma ou de outra, todas elas falam com amor de seus filhos(as), utilizam as ferramentas do programa para se fortalecerem, apreendem a abandonar a culpa e, acima de tudo, acreditam na sua e na recuperação deles com muita fé e esperança! Desejam o que seus filhos sejam felizes e não sofram eutanásia junto com o cachorro! 

Enfim, meu diálogo com o Caiçara esta cada dia mais difícil; segundo ele toda vez que ele tenta se aproximar eu me afasto. No fundo, é um mecanismo de defesa instintivo, como recuperar a confiança? Não sei, apenas com o tempo e atitudes... sua recaída ainda esta muito presente, como vendar meus olhos e pular do precipício esperando que ele esteja lá para me segurar? Impossível. Como simplesmente se doar novamente, sem restrições, de corpo e alma? Impossível. É o velho ditado: gato escaldado tem medo de água fria! Como se relacionar com alguém plenamente se não há confiança? É queridos, esta complicado.  Digamos que ele também não esta colaborando muito, fazendo a sua parte... tá bom, ele esta limpo e daí? Caminhando a milhas e milhas de distância do programa. Ele disse que eu não respeito os seus limites, que limites? Nenhum deles estam claros, e coisas relevantes que precisam ser conversadas ele evita, ou acaba se exaltando quando estam na pauta. Acaba explodindo, e depois justifica que "eu" tiro ele do sério! É o velho discurso. Sempre mais cômodo "culpar" o outro pelo seu comportamento do que ser responsável por ele, né?


Um comentário:

  1. KK ACREDITO QUE VC ESTEJA CHEGANDO NESSA FASE..HAAAA QUERO QUE SE FODA..KKKK ALÉM DE JÁ ESTAR LIGANDO O FODA-SE..KKK.. TMJ NEGA..BJU

    ResponderExcluir