sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Aceite ou sofra


Ola meus queridos(as)

Complicou um pouco por aqui, o I. esta doentinho... vai ficar de molho em casa uns dias. Total mudança de planos, o que significa que NÃO vou poder ir no encontro estadual do Nar-Anon esse final de semana. Puxa, algo que eu tinha planejado com tanta antecedência à meses, estava super animada e empolgada! Confesso que fiquei meio chateada, mas fazer o quê? Ninguém escolheu, simplesmente ele ficou doentinho. 

Como nos comportar então quando algo acontece totalmente fora do seu controle, e não foi você que escolheu? Num primeiro momento é aquela reação e friso "reação" instintiva, que merda porque? A revolta dura alguns minutos (dependendo do grau do acontecimento, alguns dias), segundo momento procurar o culpado (sobra para Deus e o mundo), terceiro momento ninguém tem culpa, aconteceu... e no final: aceite ou sofra! Podemos aplicar essa sequência em quase tudo na vida.

Coisas sobre as quais você não tem controle, não pode modificar... elas simplesmente são assim; cabe a você aceitá-las ou sofrer. Durante um bom tempo na minha vida fiquei dando murro em ponta de faca, resultado: sofrimento. Ao invés de aceitá-las ficava insistindo (em vão) em consertá-las, mudá-las, resolve-las e todos os outros verbos que apenas posso aplicar as minhas ações, e não de terceiros, ou acontecimentos totalmente imprevisíveis e aleatórios que fazem parte da vida. Então meus queridos(as), se vocês ainda não aceitaram vão continuar sofrendo...

Desde que o Caiçara chegou aqui em Sampa, a vida dele deu uma guinada, acelerada (é....aqui é tudo para ontem), o mais importante, quem esta correndo atrás é ELE! Dei o chute inicial na bola, continuo apoiando e incentivando, mas quem esta jogando no campo é ele (digamos que faço o papel de técnico no banco). Como mencionei, já esta trabalhando na cozinha de um restaurante bem renomado, percebeu que o lugar é "pauleira", muito profissional e sério(sexta então, lotado com fila de espera na porta) e terá chances de crescer na empresa (se quiser) e apreender muito. Tudo isso esta sendo muito positivo para ele e sua recuperação, sair daquele marasmo praia, longe das maluquices da irmã, aquele ócio, "amigos" antigos; recuperar sua auto-estima (que andava meio baixa), conseguir se sustentar, estar mais próximo de nós (eu e o I.) e trabalhar no que gosta com prazer! 

Independente, já achei valida sua mudança para cá; ele percebeu que existe luz no fim do túnel, requer muito esforço, dedicação e digamos que o ritmo de Sampa não é facil de acompanhar (mesmo para mim que nasci e morei boa parte da minha vida aqui, imagina para um Caiçara que viveu a ao sabor das aondas até agora). Vai ter que surfar no concreto!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário