terça-feira, 27 de agosto de 2013

Não cobre por aquilo que fez por amor


Ola meus queridos(as)

Primavera, verão, outono ou inverno? Meu corpo já não sabe mais, em menos de 24 horas experimentando todas as estações do ano... gripe na certa! Que tempo mais maluco. Justo agora que o I. estava melhorando... 

Esses últimos dias foram bem tranquilos (espero que continue assim), final de semana preguiçoso, começo de semana nem tanto. Final de mês significa final de módulo da pós-graduação, e ainda não terminei o trabalho de tratamentos secundários de efluentes, muito menos as críticas ao plano ABC (agricultura de baixo carbono). Logo, resolvi ficar em casa hoje e meter as caras nisso! 

Ontem fiz uma excursão ao centro da cidade (nem bem centro, ainda Santa Cecília), encontrar o Caiçara (era seu dia de folga). Desci na estação Marechal Deodoro e quase tive um treco! Quando começaram a "limpeza" na cracolândia o que aconteceu? Alguns grupos, digamos assim, se espalharam pelas redondezas e agora temos várias mini-crocolândias por ai, inclusive em baixo do elevado! Muito triste ver aquela cena, pessoas imundas, jogadas na rua se drogando em plena luz do dia. Minha codependência ascendeu, preciso tirar o Caiçara daquele bairro urgente (pensei comigo). Qual foi o meu alívio quando ele mesmo comentou que só esta esperando as coisas se estabilizarem no trabalho e começar a procurar outro lugar para morar, até comentou que uma das pessoas do restaurante esta interessada em dividir um apartamento próximo da Paulista. Que bom, partiu dele mesmo a iniciativa e eu não precisei ligar meu modo "salvadora" da pátria, que nos faz tão mau né? 

Ultimamente, quando nos encontramos, ele fala muito e eu escuto (os papéis se inverteram, antigamente  eu era a tagarela e ele só orelha). Esta tendo uma oportunidade profissional, que esta abraçando com unhas e dentes, até então ele nunca tinha trabalhado numa cozinha industrial de larga escala; esta gostando das pessoas com as quais trabalha (é no começo é tudo flores) e aos poucos, percebo que finalmente entendeu que ele é responsável pela vida dele. Quando a mãe dele faleceu, de uma forma inconsciente, ele acabou projetando em mim a facilitadora que ela sempre foi. Por um tempo, sem perceber, acabei caindo nesse papel que não era meu. Mas hoje vejo claramente isso, e ele também sabe que não tenho obrigação absolutamente nenhuma. 

Também refletindo conclui que estou ajudando (até financeiramente, alias contando os dias para o mês acabar, socorro), mas de uma forma ou de outra, acabava cobrando por isso. Não é por ai, não podemos fazer as coisas esperando reconhecimento, ou retorno e simplesmente porque nos faz bem. Se quiser ajudar, se puder ajudar (dentro dos seus limites) faça de coração sem esperar nada em troca. Uma companheira postou essa frase: "Não cobre por aquilo, que fez por amor!" 

2 comentários:

  1. Não cobre por aquilo que fez por amor > Lindo isso né...
    Pra vc ficar com inveja, segue uma sitação do encontro painel do nar-anon:
    A programação é perfeita para pessoas como eu: imperfeitas!
    Faltou vc Dona Barriga!

    ResponderExcluir
  2. Lindo mesmo... e resume muita coisa numa única frase! E sim, to morrendo de inveja do banho de recuperação que perdi...outra frase que contém muita coisa embutida, aias você teve ter escutado coisas maravilhosas no encontro! Mas beleza, o do nordeste eu não perco nem por decreto, e ano que vem estamos com agenda cheia né? E........iniciando contagem regressiva para o MUNDIAL! Super beijos te amo

    ResponderExcluir