quinta-feira, 3 de setembro de 2015

A leitura


Ola meus queridos(as)

Você lê para o seu filho? Melhor, você lê? Quando foi a última vez que você leu um livro? Você pega o metro e naquela meia hora você tira um livro da bolsa ou joga candy crush no celular?  O hábito da leitura esta desaparecendo...

Nesta nossa realidade acelerada, atropelada, tudo é fast; fast relacionamentos, fast internet, fast food... É tudo para ontem, e simplesmente parar tudo, pegar um livro e deixar sua imaginação fluir, não é fast. Ler é um ato reflexivo... Lembro que demorei quase um mês para ler Crime e Castigo do Dostoyevsky, a trilogia então O Tempo e o Vento do Érico Veríssimo me acompanhou por quase um trimestre. O gosto pela leitura sempre foi estimulado pelos meus pais, lembro desde pequena meus pais sempre com um livro na mão (até hoje meu pai tem uma pilha de livros do lado da cama, e lê três, quatro ao mesmo tempo, não sei como ele consegue!), a "biblioteca" era lugar de destaque na nossa casa! Quer o brinquedo novo da Estrela, espere o dia das crianças ou o Natal, quer um livro de ficção científica do Issac Asimov, claro, vamos na livraria hoje a tarde depois da sua aula... E assim eu passei horas e horas da minha infância no universo dos grandes escritores de ficção, acompanhada do próprio Asimov sua psicohistória e as três leis da robótica, Arthur Clark e sua odisséia no espaço, Aldous Huxley e seu admirável mundo novo, Júlio Verne e sua viagem ao centro da terra entre outros.

Enquanto estava me alfabetizando, e durante quase todo o meu ensino fundamental, não existia internet, muito menos o google... e meu maior tesouro era uma enciclopédia britânica Barsa, onde pesquisei os planetas do sistema solar, as eras glaciais, a vida as lulas gigantes e a hierarquia das formigas! Não estou aqui advogando que deveríamos voltar no tempo, a internet é uma importante ferramenta de pesquisa (quando bem utilizada); e toda a tecnologia disponível mudou um pouco a forma que educamos as crianças, mas não podemos deixar de ler para os nossos filhos. Já há algum tempo, começamos a bibliotequinha do I., ele fica fascinado toda vez que ganha um livro novo e pede para eu ler para ele antes de deitar. Suas estórias de pirata, de monstros, de robôs além dos clássicos, né? A escola do I. também dá muita importância a leitura, e olha que legal, no começo do semestre todas as crianças "doaram" um livro (no final do ano ele volta), e fizeram como um clube do livro, então toda semana ele traz um livro novo para casa, e devolvemos na outra semana quando um novo livro vêm.

Não podemos ser a última geração de seres humanos que cresceram com um livro na mão...


Nenhum comentário:

Postar um comentário