quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Acolhimento


Ola meus queridos,

No mínimo curioso como algumas coisas acontecem, eu não acredito em destino mas as vezes é muita coincidência mesmo! Semana passada tivemos nossa reunião de serviço do distrito, discutimos muito como criar mecanismos para que as pessoas permaneçam frequentando as salas do Nar-Anon, temos um fluxo de companheiros que aparecem uma, duas vezes e não voltam mais. Como fazer essas pessoas ficarem nos grupos? Uma das respostas é acolhimento, um bom acolhimento, carinhoso, respeitoso, amoroso ajuda muito aquele companheiro se sentir confortável, amado, enfim acolhido pelo grupo; aumentando bastante as chances dele voltar, e continuar voltando. 

No meu caso, foi fundamental! Tanto que a pessoa que me acolheu quando fui na minha primeira reunião do Nar-Anon hoje é minha madrinha! Olha a importância!!!! E ontem na sala o PS me colocou em cheque mate, não só tinhamos pessoas novas na reunião (o que é raro, o último acolhimento que fiz faz meses; e confesso, sem muito sucesso, a pessoa nunca mais voltou), como foram três de uma vez! 

Confesso que na hora deu um friozinho na barriga, será que conseguirei ser amorosa, assertiva, segurar a mão dessas pessoas que estam aqui procurando ajuda? Acolher... abraça-las, escutar e não dar uma aula sobre o que é o Nar-Anon (sei que as vezes sou "didática" demais, por isso acabo sempre dando temáticas sobre as tradições, os conceitos mas raramente falo sobre minhas experiências pessoais ou recuperação). Puxa, são três ao mesmo tempo e eu, uma só! No intervalo minha madrinha veio ajudar, sentei com uma delas, minha madrinha com outra e a terceira pessoa (depois na partilha percebi, a que mais precisava) ficou meio distante, sem querer muito papo imersa na sua dor. 

Três pessoas, três estórias de vida, três reações totalmente diferentes... quando li a terceira tradição, a companheira que eu fiz o acolhimento levantou a mão prontamente feliz de ter nos encontrado, a que minha madrinha acolheu, disse ser muito cedo ainda (pela sua postura corporal vi o quanto blindada e machucada ela esta) e a terceira simplesmente desabou a chorar copiosamente (fazia tanto tempo que ninguém chorava na sala que saiu todo mundo procurando a caixa de lencinhos que tinha ficado no armário). 

Depois da sala fui tomar uma cerveja com minha madrinha, ela me abraçou e disse, das três novas pessoas na sala a única que tenho certeza que voltará foi a companheira que você acolheu; quem paga a cerveja hoje sou eu! E assim, ganhei meu dia e uma cerveja de brinde! 

2 comentários:

  1. sabe mulher....além do acolhimento, vai muito do que a pessoa está buscando naquele momento...a primeira vez que pisei em uma sala de Naranon, foi em 2008, fui super bem acolhida, super bem recebida, tive vontade de voltar, mais eu na minha eterna ansiedade, queria respostas, queria um direcionamento...eu estava disposta a continuar voltando...mais como eu não achei o que eu buscava e devido a Logistica, meu filho tinha menos de 1 ano...acabei não voltando mais...então só fui voltar a um grupo em 2012..fui ao Amor Exigente...em busca da mesma coisa, respostas...entrei algumas que me ajudaram a enxergar com mais clareza aonde eu estava o poço, conheci ferramentas, consegui sair do poço, acabou levando o Du junto pra querer tentar sair ao menos, então depois de um tempo...ja conhecendo as ferramentas...senti necessidade de buscar algo dentro de mim, voltei ao naranon...fui super mau acolhida, só faltaram me exorcizar quando disse que frequentava o AE, mais não desisti, fui em outra sala, gostei muito da tematica, me identifiquei...porém mais uam vez devido a logistica...num deu..kkk mais persisti nso grupos virtuais..até q tb vi q não estava la o q eu buscava, hoje trabalho os passos vou no AE pq é mais perto de casa e não cai no dia de rodizio do meu carro...kkkk...mais voltaria ao NAranon, alias gostaria muito de voltar...tudo tem sua hora...acredito que vc sempre dará o seu melhor...mais se as pessoas não voltarem foi pq ainda não chegou o tempo delas...uma hor avai nemq for na dor...bjus te amo

    ResponderExcluir
  2. Oi mulher! Obrigada por dividir sua vivência conosco, e sinto pela sua segunda experiência com o Nar-Anon (digamos que algumas companheiras gostam de exclusividade, tipo ou você é do Nar-Anon ou não é...mas a mentalidade esta mudando e muito). O que interessa é as pessoas procurarem ajuda, aonde for que seja né? Acredito também que tudo tem sua hora, seu momento, o mundo dá muitas voltas. Sei também que é a escolha de cada um voltar ao grupo ou não, mas sempre fico meio triste quando "perdemos" um companheiro digamos assim, e muito feliz quando "ganhamos" um companheiro também! Apenas peço ao PS que, quando estou servindo na sala, faça o meu melhor para simplesmente poder ajudar...a mim e aos outros. Alias, que tal uma visitinha hein? Esta me devendo. Mega beijos e serenidade.

    ResponderExcluir