terça-feira, 3 de setembro de 2013

O "irmão" e o Hare


Ola meus querido(as)

Será que estou criando anti-corpos religiosos? Hoje mesmo, estava resolvendo umas coisas por ai, andando na rua e lá vem aquela pessoa caracterizada de "irmão", com aquela camisa de manga longa de 1950 que algum dia foi branca, aquela bíblia surrada em baixo do braço, um monte de panfleto na mão caminhando em minha direção. Já sabia que seria abordada, eu devo ter um imã, então rapidamente acelerei o passo na tentativa de entrar na padaria da esquina...mas ele foi mais rápido! Irmã, eu vim trazer a palavra de Jesus (já enfiando aquele papel na minha mão). Contei até 10 e disse: o senhor me desculpe mas eu estou atrasada, morrendo de presa. Claro que ele não se contentou em simplesmente me entregar seu panfleto e continuar andando e respondeu: Com pressa? Você não tem tempo para escutar a palavra de Deus? Ele esta falando com você AGORA!

Olha, não teve oração da serenidade, passos, nada! Confesso que simplesmente explodi! Para começo de conversa só tenho uma irmã, NÃO sou sua irmã e estou falando com um idiota fanático e não com Deus. Mandei ele enfiar a sua prepotência e falta de respeito no cú,  estava quase arrancando a bíblia da mão dele para rasgar (consegui uma meia dúzia de páginas) ele me chamando de Jezebel, quando do nada, uma mão pousa no meu ombro e diz: Calma menina, esse senhor esta te incomodando? Aquela voz trouxe minha sanidade de volta, olhei para trás e vi um homem com a cabeça raspada (só aquele rabinho), vestido com uma túnica laranja e um cordão de contas no pescoço; sem sombra de dúvidas um hare krishna! Quando olhei para ele, me acalmei num passo de mágica e já não queria mais estrangular o "irmão", que assim que conseguiu resgatar sua bíblia saindo correndo horrorizado como se tivesse visto o demônio (este vai pensar duas vezes antes de incomodar alguém na rua). Que cena patética. 

O hare é um "monge" com um nome impronunciável (algo como brumapupta), nasceu no Brasil mas mora na Índia a muitos anos, e esta aqui para implementar um programa chamado Food for Life. Meu conhecimento das seitas védicas é tendendo a zero, mas ouvi falar deste programa que distribui gratuitamente comida vegetariana (óbvio) para comunidades carentes. Iniciou na Índia, pelo fundador do movimento Hare (também com um nome impossível de pronunciar), opa, ajuda wikipedia: O programa "Food for Life" foi criado por Srila Prabhupada em Mayapur no ano de 1974, depois de ter visto as crianças disputando comida com os cães, nas ruas da aldeia. Srila Prabhupada então declarou: "Ninguém deve passar fome num raio de 10 milhas de nossos templos".

Fomos tomar um café (ele água), conversamos das suas andanças pelo mundo, da falta de espiritualidade, quanta gente passa fome neste planeta, da sua terceira iniciação (celibato vitalício) , nos despedimos e ganhei um livro de presente e um CD com uns mantras! Gente, que manhã mais maluca! Um evangélico fanático e um monge hare krishna! 

Mas a pergunta é: tanto um quanto outro são fanáticos nas suas crenças (quase extremos opostos, mas extremos) e porque fui totalmente intolerante com um e com o outro fui tomar um café? Claro que o hare não me abordou no meio da rua com sua prepotência religiosa, pregando SUAS verdades sendo desrespeitoso e intolerante na sua ignorância, pelo contrário, foi apaziguador, compreensivo e não tentou me iniciar ou me convencer da SUA verdade... Também não temos nenhum deputado hare que queira impedir o casamento homossexual, muito menos implantar a cura gay. Também não temos templo hares aonde o "fiel" deixa seu caro em troca do lugar no céu. Também não temos pastores hares pregando o inferno e por ai vai. É... acho que é isso, por mais malucos que eles sejam, os hares tem sua filosofia de vida e não incomodam nada nem ninguém, e acima disso, fazem um reconhecido trabalho assistencial mundial (o programa Food for Life está em dezenas de países). Da próxima vez que encontrar um hare vendendo incenso por ai, eu compro! 

5 comentários:

  1. O Espelho, ver o nosso defeito no outro incomoda muito

    Essa frase me ensinou, que tudo que me causa um sentimento ruim devido a atitudes alheias significa que EU preciso parar e procurar o defeito em mim mesma que causa esse desequilíbrio, para assim buscar a minha paz ;)

    Bom dia

    ResponderExcluir
  2. Concordo, porém existem inúmeras atitudes alheias que me causam um sentimento ruim como a intolerância e o preconceito (e honestamente, se isso é defeito, eu sou intolerante com as intolerâncias e preconceitos). E esse "defeito" eu não tenho a mínima vontade de mudar em mim... eu não tenho compaixão e amor por todas as pessoas da face da terra não.
    Mas amo vocês!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Pera ai, deixa eu elaborar um pouco melhor meu último comentário.
    Talvez melhor deixar o Arnaldo Jabor expressar exatamente meu ponto de vista:
    http://youtu.be/5nGyIiU0RJg
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Aki não da pra assistir é bloqueado, e sim não existe ninguém no mundo com essa compaixão por todos...seria o ideal "amar ao próximo como a ti mesmo" mais ainda estamos anos luz longe de alcançar esse tipo de amor incondicional...mais ai tb já entra questão de espiritualidade e religião não se discute...bjinhu

    ResponderExcluir
  5. Oh mulher, depois eu mando o link. Na verdade é uma crítica que o Jabor faz sobre o perigo do fanatismo religioso dentro de uma esfera política. Quando forma de governo e religião se misturam (vide a bomba relógio que os países do oriente médio são).

    ResponderExcluir