quinta-feira, 12 de setembro de 2013

"Genialidade"


Ola meus queridos(as)

Gosto muito de girassóis, e de van Gogh. Tive a oportunidade de apreciar um dos seus vários quadros  frutos da época que morou no sul da França, Arles e inspirou-se nos extensos campos floridos de girassóis; hoje parte do acervo do museu van Gogh em Amsterdã! Uma explosão de cores e genialidade... Vaso com 12 girassóis (é o nome da obra). Coincidência? 12?! To brincando gente, nem existia NA naquela época... Mas ele era alcoólatra, alias adicto em absinto, hoje proibida em grande parte da Europa pois é um alucinógeno que causa surtos psicóticos (conhecido no submundo européu como "fada verde", dizem que em alguns lugares nos países nórdicos e uns muquifos em Paris você ainda encontra, não sei, não procurei quando estive por lá...mas tem muita lenda e romantismo associado ao absinto, pois era amplamente consumido por artistas renomados no final do século XIX). 

Mas sua vida não teve nada de glamour, o pai era um pastor da igreja calvinista maluco, a mulher que ele amou disse um sonoro nunca quando ele a pediu em casamento (logo ele se juntou com uma prostituta grávida), internou-se num hospital psiquiátrico (era esquizofrênico), em surto mutilou-se cortando a própria orelha e morreu pobre e praticamente sozinho (a única pessoa presente era o irmão que sempre incentivou sua obra, alias grande parte do que sabe-se da vida dele é através da assídua correspondência que mantiveram por muitos anos). Suicidou-se com um tiro no peito. Suas últimas palavras ao irmão foram, ajuda wikipedia: "La tristesse durera toujours". (A tristeza durará para sempre). 

Na sua obra você observa gradativamente a evolução da doença, nos seus últimos quadros as paisagens são totalmente distorcidas pela doença, pela dor, pelo desespero...Mas ele era um gênio!!!!!! Alias vários gênios do mundo artístico/literário apresentam esse perfil. Ernest Hemingway, escritor americano genial (visitei a casa dele em Key West, adorava gatos; alias a casa virou um museu e santuário de gatos), sobreviveu a um acidente aéreo no África, salvou uma garrafa de gim na queda! Alcoólatra nato (especulam cocainômano também), depressivo suicidou-se com um rifle de caça. Sua frase:

Algumas vezes um homem inteligente é forçado a ficar bêbado para passar um tempo com os burros.

Virgínia Wolf, outro exemplo, é uma das minhas escritoras britânicas favoritas (sou meio clássica em algumas coisas), era bipolar, e simplesmente um belo dia, colocou várias pedras no bolso do casaco, entrou no rio e morreu afogada, e deixou esse bilhete ao marido que ela tanto amava:

Querido,Tenho certeza de estar ficando louca novamente. Sinto que não conseguiremos passar por novos tempos difíceis. E não quero revivê-los. Começo a escutar vozes e não consigo me concentrar. Portanto, estou fazendo o que me parece ser o melhor a se fazer. Você me deu muitas possibilidades de ser feliz. Você esteve presente como nenhum outro. Não creio que duas pessoas possam ser felizes convivendo com esta doença terrível. Não posso mais lutar. Sei que estarei tirando um peso de suas costas... Se alguém pudesse me salvar, este alguém seria você. Tudo se foi para mim mas o que ficará é a certeza da sua bondade, sem igual. Não posso atrapalhar sua vida. Não mais. Não acredito que duas pessoas poderiam ter sido tão felizes quanto nós fomos.V.

E ai? Genialidade e insanidade andam de mãos dadas? Bom, não sei... eu não sou gênio (mas insana as vezes). Porque escrevi tudo isso? Porque vejo muito dessa "genialidade" nos dependentes químicos, mas o preço que se paga é alto demais.

Um comentário:

  1. Com Certeza é alto demais... da mesma forma que as pessoas mais bondosas e caridosas do mundo acredito serem co-dependente... Mas ser um "notório" nesse campo tb é alto demais... sub-negar a própria vida...

    ResponderExcluir