quinta-feira, 5 de setembro de 2013

É tudo manipulação?


Ola meus queridos(as)

É tudo manipulação? É claro que é... Temos algumas definições: condicionar, influenciar, geralmente em proveito próprio.  Se você fosse uma ilha não teria adquirido esses "skills" digamos assim, mas como vivemos em sociedade, você desenvolve esses mecanismos; pois interagimos com o outro em todos os níveis sociais, da esfera profissional a mais íntima familiar. Quantas vezes não influenciei uma decisão de trabalho puxando a sardinha para o meu lado? Quantas vezes não influenciei uma decisão familiar de viagem de férias porque eu queria ir para o Camboja visitar Angkor Wat e não ficar tomando sol em Aruba (não que não seja bom também!) A vida em sociedade requer esse aprendizado, você esta sempre negociando. Meu filho de 2 anos já faz isso direitinho! Mas temos trauma dessa palavra, manipular porque nos sentimos usadas! Então vamos trocar por influenciar... dá na mesma!

Outra definição de manipulação: adulterar, falsificar... Pois é, ai a coisa complica e fica "amoral" digamos assim. Você adultera a verdade, falsifica suas reais intenções para conseguir o que quer de uma forma desleal, enrola a pessoa na sua teia desrespeitando seus sentimentos. Utiliza todo seu "poder" de manipulação para fazer o outro de marionete e conseguir o que quer. Se você me contar uma estória triste que foi roubado e precisa de $3 reais para pegar um metrô e chegar em casa, vou ficar feliz em poder lhe dar... mas se eu souber que você pegou aqueles míseros $3 reais e comprou uma dose de pinga na padaria vou ficar puta! Vou me sentir usada, traída, sacaneada e por ai vai! Alias, só fazendo um adendo, outro dia um cara na rua veio me pedir um trocado, e foi honestíssimo, direto e reto; era para comprar uma pinga. Olha, por mais maluco que seja, dei umas moedas e um panfleto do AA para ele (pronto agora metade de vocês ficaram chocadas que eu contribui para a adicção do sujeito, se não fosse eu seria outro, e pelo menos ele levou o panfleto do AA junto)! 

O Caiçara é um manipulador (nas duas definições) nato! Mas aos poucos, a segunda definição de manipulação vêm diminuindo, porque ele esta matando um leão a cada dia? Porque ele teve o tão famoso despertar espitirual? Porque ele percebeu que não funciona mais (pelo menos comigo)? Sei lá... qual a razão. OU talvez porque eu não passo mais metade do meu tempo pensando se ele esta me "manipulando" ou não. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário