segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Novela mexicana


Ola meus queridos(as)

Brasileiro assisti novela demais... adora um dramalhão, sentimentos a flor da pele, paixões avassaladoras e um final feliz. Culturalmente somos bem diferentes dos americanos por exemplo, temos aquela impressão que eles são "frios"e reservados, na verdade eles são um pouco mais racionais e práticos do que nós. Até as relações familiares, claro que eles amam seus filhos também, mas estimulam e almejam a independência deles... é muito comum os filhos saírem da casa dos pais muito cedo (para os nosso padrões). Aqui, você faz trinta anos esta de casamento marcado e a sua mãe pede que vocês morem com eles no puxadinho que ela vai constuir! Ou vai tentar convencer você a morar na casa do lado que esta para alugar! Viagem né? 

Claro que cada família tem a sua dinâmica, mas adoramos aniversários, natais, formaturas... primeiro porque quem é que não gosta de festa? Segundo, junta todo mundo, o primo do Mato Grosso, a tia de Manaus, a irmã do Paraná, o tio-avô de Minas e por ai vai, e é aquele zoológico (inclusive aquele parente distante o  "tio" primo de quinto grau que todo mundo tem certeza que é da família sim!). Todo mundo briga, todo mundo faz as pazes... todo mundo adora dar palpite na vida da filha da tia porque fez uma tatuagem ou resolveu estudar antropologia (isso não dá dinheiro minha filha e tatuagem é coisa de presidiário, aonde já se viu!). É hilário... engraçado como essas relações cosanguíneas são tão enraizadas dentro de nós. Você não suporta aquele chato folgado do seu primo, mas se ele ligar (não nem isso), se ele simplesmente aparecer na porta da sua casa dizendo que veio passar uns "dias" você faz aquela cara de paisagem e diz: que maravilha! E depois que ele for embora (ou expulso mesmo pois "dias" viraram "semanas") você liga para sua mãe e reclama que ele comeu a sua geladeira e fico dias sem tomar banho, e na próxima reunião de família, sua tia vai tomar satisfação com você porque chamou o seu filho de porco! Que maravilha!

E quando tem divórcio então? Prato cheio! Você vai estar nas últimas "notícias" da família por um bom tempo, será motivo de especulações e dará vazão a inúmeras teorias (será que ele tinha uma amante; ouvi dizer que as coisas "na cama" não estavam bem desde do Natal passado; eu falei que esse negócio de trabalhar e estudar a noite não ia dar certo; o que será das crianças meus Deus! e blablabla). Olha, é assunto para vários capítulos da novela! 

3 comentários:

  1. morri de ri...com a tia que vai tirar satisfação..ja aconteceu comigo..kkkk....mais enfim...tem seu lado bom como tem seu lado ruim...bjaum...tmj

    ResponderExcluir
  2. É bem isso, a grande família! Quase um pastelão italiano mas como é bom ter família né? Tenho uma "tia" que diz que sangue é sangue (batendo no braço naquela performance novela), e sempre fala mais alto! O povo fofoca até mas na hora do aperto, esta todo mundo junto mesmo. Como morei muito tempo fora e nem sempre entendo essa dinâmica... Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. E é exatamente por isso que adoramos viver em família aqui na America Latina... Porque a familia é esse misturado louco de pessoas que brigam entre si, mas se defendem em bloco! rs

    ResponderExcluir