domingo, 15 de setembro de 2013

Flicts


Ola meus queridos(as)

Acredito que todas as pessoas queiram a mesma coisa, ser felizes, simples assim... mas como elas são diferentes! É uma diversidade de absolutamente tudo, credo, raça, filosofias (ou puramente idéias), alturas, pesos... tudo! É uma gama infinita de diferenças em todas as esferas possivelmente mensuráveis; e no fundo, todo mundo só quer ser feliz! Viver em paz... e achar o seu lugar. Mas e quando você procura o seu lugar mas você é Flicts?

Para vocês que não tem filhos pequenos, ou até têm mas não conhecem esse escritor, existe um livrinho intantil do Ziraldo, alias se não estou enganada seu primeiro livro publicado, antes do Menino Maluquinho chamado Flicts. Quem é Flicts? 

(estória do Ziraldo) Ele é uma cor muito rara e muito triste, não tinha a força do vermelho, não tinha a imensa luz do amarelo, nem a paz que tem o azul... Tudo no mundo tem cor, tudo no mundo é verde, laranja, violeta...quase tudo tem seu tom, mas não existe no mundo nada que seja Flicts. 

Ele saiu pelo mundo procurando seu lugar, e todas as outras cores diziam não tem lugar para você, as cores se deram as mãos e começaram a girar e girar e mais uma vez deixaram o frágil e feio Flicts na sua branca solidão; mas não era bom ser sozinho e ele foi procurar um trabalho não há vagas, nem um cantinho nesta bandeira? Não há vagas... Mas existem mil bandeiras, trabalho para tanta cor...e Flicts corre o mundo em busca do seu lugar pelos países mais bonitos, pelas terras mais distantes ... um dia ele parou de procurar, olhou para longe bem longe e foi subindo, subindo, e sumindo...e sumindo. Sumiu!

Sumiu que ninguém podia adivinhar para aonde tinha ido, para aonde tinha fugido em que lugar tinha se escondido, o frágil e feio aflito Flicts. 

E hoje, com o dia claro quando a Lua aparece, a Lua é azul. Quando a Lua aparece nos fins das tardes de outono ela é redonda e vermelha, e nas noites muito claras  quando a noite é toda dela a Lua é uma enorme bola amarela.

Mas ninguém sabe a verdade, a não ser os astronautas, que de perto, bem de pertinho a Lua é Flicts! 




2 comentários:

  1. Que lindo!!!!! Adorei.. adorei!
    Ziraldo sempre escrevendo para crianças... ensinando os pais!

    ResponderExcluir
  2. Lembro dos meus pais lendo esse livrinho para mim.. e depois eu lendo para mim mesma e hoje, eu lendo para o Iago! Muito lindo mesmo! Uma grande lição de vida...

    ResponderExcluir