segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Agnóstico ou ateu?


Ola meus queridos(as)

Antes de começar, vamos esclarecer que religião não é espiritualidade, e vice-versa! Tem muito religioso fervoroso por ai  sem espiritualidade nenhuma, e muitas pessoas sem nenhuma religião mas extremamente elevadas no plano espiritual.  

No mínimo curioso como o fanatismo religioso (mesmo em pessoas não praticantes mas criadas dentro dessas crenças) causam danos profundos, hoje foi mais uma prova. O Caiçara estava meio saudosista, começou a falar da mãe, e do "milagre" que aconteceu no momento que ela morreu... e que ela falou em línguas. Para vocês, como eu que não têm a mínima idéia do que é isso, dentro da religião evangélica o crente que fala em "línguas" conversa com o espirito santo (é porque ele fala, sabe?), você é um ser abençoado conectado com Deus, linha direta! Enfim, não estou aqui para questionar nada... quem sou eu. Mas, a dona barriga aqui, comentou: que teatro! Para que? A sua reação foi insana, mais uma vez dizendo que eu não respeitava a mãe dele e blablabla... e que eu estava misturando espiritualidade com religião. Como sempre, lá vem a lógica. Tá certo, digamos que ela tivesse toda essa espiritualidade e fé MAS fosse judia, ela falaria em "línguas" no leito de morte? Não, talvez recitaria o torá... ou se ela fosse católica com essa espiritualidade toda, ela falaria em "línguas"? Claro que não...se você passa a vida inteira comendo banana, quando você estiver morrendo você vai querer comer o que? A única coisa que foi martelada na sua cabeça a vida inteira, banana!

Lá vêm 10 pedras na mão, você não acredita em nada, você é atéia. Uh...... não, não sou pois ateu é uma pessoa que simplesmente não acredita em Deus (ou dê o nome que quiser), eu sou agnóstica. Pronto, deu um nó na cabeça do indivíduo... (e eu confesso, rindo). Ajuda wikipedia:
agnosticismo 
(inglês agnosticism)
s. m.
[Filosofia]  Doutrina que declara o absoluto ou as questões metafísicas inacessíveis ao espírito humano, por não serem passíveis de análise pela razão

Ou seja, extamente o contrário! Esse Deus, essa energia, esse PS é tão grandioso, que minha humildade aceita sua existência e minha falta de compreensão, pois a razão e a lógica não explicam sua existência, essa  energia simplesmente é! Questões metafísicas inacessíveis ao espírito humano... ELE é tão maior que meramente conseguimos interagir superficialmente com esse universo que esta dentro de cada um de nós, na natureza, num sorriso, num por do sol e não dentro de nenhuma igreja, templo, sinagoga ou sei lá eu o que! Nem escrito na bíbllia, no alcorão, no torá ou sei lá eu aonde... Esta escrito dentro de você! Na sua vida com o resto do mundo, com o resto deste universo... com esse cosmos. É uma conexão com o TODO! Ser, fazer parte deste todo! E para isso não precisa de intermediário (padre, pastor, rabino etc...)... então meus queridos, sem querer ofender ninguém, respeitando todas as crenças, eu sou agnóstica sim! Eu não preciso de uma construção de concreto nem um livro escrito para acreditar em Deus, porque ele esta em todos os lugares... inclusive dentro de mim! 


5 comentários:

  1. entendo...a familia do Dú tb tem dessas de falar em linguas, dizem ser a lingua dos anjos...eu como tenho uma crença diferente até teria uma teoria sobre esse fenômeno, não explicado pela metafisica, pra conseguir aceitar melhor as religiões...hoje tento entender que "cada um tem o cabresto que precisa"..pelo que vc diz o caiçara tem a mesma religião do Dú...o que posso lhe dizer.."fia num dianta" dizer nada, argumentar, provar...o negócio ta enraizado...dentro deles...como "lavagem cerebral"...então tento incentiva-lo pelo lado bonito da fé dele...isso tem ajudado a não termos atritos nessas questões..(ao menos) ja temos atritos demais..kkkk...bjus e ótimo dia

    ResponderExcluir
  2. Oi mulher, preciso apreender que futebol e religião não se discute e ponto final! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sou católica,mas respeito todas as crenças possíveis e impossíveis,minha mãe também é agnóstica, sempre a convido a ir as missas dificilmente ela vai rsrsrsrsr,porém não a chateio por isso,como diz o pagode "cada qual com seus cada quais "né?Então para mim o que vale é vc crer que existe uma força maior que vc,isso sim faz a diferença!!
    TamuJuntu!

    ResponderExcluir
  4. Não concordo como a sua explicação para a definição de Agnosticismo. Na minha opinião, a sua explicação, define um conceito que vai contra a própria definição de Agnosticismo. Você dá uma explicação racional. Não pode ser!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, não sou filósofa, e claramente uma adepta da racionalidade, o que não é contraditório com também ser agnóstica! Abraços

      Excluir