sábado, 8 de agosto de 2015

População K estrategista?


Ola meus querido(as)

Lá nos primórdios da humanidade, quando ainda morávamos em cavernas, qual era o instinto mais básico e cru, já imprimido em nosso código genético devido ao processo de seleção natural? O da sobrevivência. Não apenas a sobrevivência do indivíduo, mas acima de tudo, da prole. Não faz o mínimo sentido, dentro de uma visão evolucionista, apenas você sobreviver, pois um dia você morre, e com você toda uma espécie. Não é a toa que utilizamos o termo "defender  a cria como uma leoa" (e não defender a cria como um peixe, no próximo parágrafo fica claro), não é a toa que temos todo um metabolismo voltado a reprodução, um sistema hormonal que despeja litros de ocitocina no seu organismo no momento do parto, e a primeira coisa que você faz é abraçar aquele bebê e colocá-lo no peito para alimentá-lo... Resumindo, o que estou dizendo é que milhares de ano de evolução, selecionaram nossas estratégias reprodutivas e parentais. 

Dentro da ecologia temos dois termos de uma equação conhecida como Equação de Verhulst, que propõem um modelo que define o crescimento de uma população (r) em função da capacidade de suporte do meio (K). Com base nestes dois parâmetros do modelo logístico, surgem duas definições: a de populações K e r estrategistas. Sem entrar muito em detalhes (até porque não sou ecologista), uma população K estrategista  investe numa descendência menos prolífica (menos filhos) com cada descendente tendo uma maior probabilidade de sobreviver até a idade adulta. Apresentam comportamentos de cuidados parentais já que investem na sobrevivência e longevidade da pequena prole.

Já as espécies r estrategistas, por outro lado, tendem a não apresentar cuidados parentais com a prole, produzem um elevado número de descendentes a cada ciclo reprodutivo, ainda que cada indivíduo tenha poucas chances de sobreviver até à idade adulta. Os peixes (nem todos) são um ótimo exemplo.

Os mamíferos em geral, e nós especificamente somos um clássico exemplo de população K estrategista, ou éramos até então... Claro que estou apenas utilizando um conceito acadêmico para ilustrar algo que, infelizmente venho observando: cuidado parental. Não estou aqui para colocar o dedo na cara de ninguém, apenas uma reflexão. O que realmente significa "cuidado parental"?  Oferecer casa, comida e roupa lavada? O significado, ao meu entender, é mais amplo que isso. Como assegurar "sobrevivência e longevidade" as nossas proles? Pois é... eu não tenho as respostas, apenas formulo as perguntas.






2 comentários:

  1. Kkkkk. Como disse certa vez (se eu não me engano a kel) suas histórias dá um roteiro de filmes. Vc é inteligentissima e sabe muito bem colocar as palavras.... Acho que daria um bom livro tudo isso.....kkkk Parabéns. Nem sempre comento seus posts até porque são de uma inteligência ímpar. Mas adoorrro cada um deles e leio todos. ... amo, amo, amo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Não sou isso tudo não, mas só de saber que você e VOCÊ é importante lê o que eu escrevo meio "destrambelhadamente", fico feliz! Quem sabe um dia, publico algo profissional mas por enquanto, só de saber que alguém lê diz MUITO! Beijos

      Excluir