sábado, 7 de junho de 2014

Sentir o ontem é ressentir


Ola meus queridos(as)

Hoje pela manhã escutei essa frase na leitura do evangélio segundo o espiritismo, e ela ficou martelando na minha cabeça desde então. É bem isso, ressentimento é o ato de ressentir as mágoas do passado... reviver as dores e frustrações de ontem. Esquecemos que o ontem já foi, nada pode ser feito para modificá-lo, mas podemos tomar ação hoje construindo um amanhã mais sereno.  Enquanto ficarmos vivendo do passado perdemos a oportunidade que o hoje nos oferece. O hoje nos convida a evoluir, crescer, nos adaptarmos à essa realidade de agora. Olha quanto mais eu estudo o espiritismo mais certeza eu tenho que o Kardec era do NA... to brincando gente (mais provável que Bob e Bill, fundadores do AA, fossem espíritas), mas tantas mensagens se sobrepõe nas duas filosofias, digamos assim! 

Saindo do cento não resisti, passei na barraca de pastel de feira, cheguei em casa e o sorriso mais lindo do mundo se abriu quando me viu chegar com um mísero pastel de feira! O I. se entupiu de pastel... e a babá brigou comigo porque "depois ele não vai almoçar direito"! Ah vá, hoje é sábado! Deixa o bicho ser feliz!

Ontem tive a constatação da dificuldade de se modificar antigos comportamentos. O Caiçara quer descer para praia esse final de semana, fazer um bate e volta; eu não posso ir; simplesmente falei, vai você (já não gostou); ai ele perguntou se o I. poderia ir com ele; nem pensar (gostou menos ainda) e a coisa escalou. Se sentindo contrariado e diminuído, começou a atirar para tudo quando é lado; você só faz o que você quer, também sou pai do I. e tenho meus direitos (claro, comece a cumprir com os seus deveres primeiro e terá todos os seus direitos depois), você quer que eu recaia (na verdade, não mas a escolha é sua); eu vou embora; tá bom. E lá foi ele. Meia hora depois ele liga com aquela chantagem básica que não funciona mais; eu vou para biqueira, tá bom boa viagem tchau! Mais meia hora (e nisso chegou o frango xadrez com os rolinhos primavera que eu tinha pedido), ele liga; desculpe me ajude, posso voltar estou aqui na esquina da sua casa? Você tem 5 minutos, depois eu tranco o portão.  5 segundos depois ele chega com aquela cara de cachorro sem dono, chateado com ele mesmo por ter se comportado dessa forma, pede desculpas, disse que ainda não sabe lidar com algumas coisas quando elas o chateia e acaba explodindo. Tudo bem, apreender a lidar com nossas frustrações é um processo longo, agora vamos jantar que a comida chinesa esta esfriando. Pois é, a dificuldade de modificar antigos comportamentos... (e não, ele não usou nada MAS a droga do comportamento ele usou)!

Claro que fiquei chateada ontem, mas hoje, não que eu mereça um troféu, mas me parabenizo pois não entrei no seu jogo nem por um segundo. No mínimo curioso como hoje identifico sua manipulação a um kilometro de distância, alias ele já vinha oscilando uns dias e ontem estourou.  Talvez a chave seja perceber essas oscilações, procurar as causas e não alimentar as ondulações senão, uma simples onda atinge a amplitude de um tsunami!


Um comentário:

  1. Nega...a cada dia que passa mais tenho certeza que tudo se complementa...rs..to saindo um pouco do kardecismo e explorando a espiritualidade universalista...o que não nega o Kardec, mas complementa..e tudo tem haver com modificar a si mesmo e o próximo amar..e sei como é lidar com essas oscilações de comportamento...realmente qd conseguimos já prever aonde a bomba vai cair conseguimos nos preparar para..nos afetamos mais não estouramos juntos...bjaum

    ResponderExcluir