quarta-feira, 26 de março de 2014

Demorou mais chegou, o cristal


Ola meus queridos(as)

É oficial, ontem no grupo uma enorme tristeza invadiu meu coração ao escutar a partilha de uma mãe cujo filho de 21 anos foi internado involuntariamente pois é usuário de cristal. Demorou mais chegou, o cristal (ou como é chamado lá fora crystal meth ou ice).

A primeira vez que ouvi falar desta droga, que é uma metanfetamina muito potente e altamente viciante, eu tinha acabado de me mudar para os USA, quase uns 18 anos atrás. Naquela época já era uma epidemia fortemente combatida pela polícia, sempre nos noticiários, estourando laboratórios clandestinos etc... Lembro como se fosse hoje, um domingo de manhã ensolarado, estávamos no carro eu e meu marido na época (que é americano) indo para praia, quando paramos num farol e uma mulher muito bem vestida, no carro ao lado, tirou um cachimbo da bolsa e fumou algo que produziu uma nuvem de fumaça dentro do carro (os vidros estavamos fechados). Olhei para o meu marido com aquela cara de interrogação, ele disse: it's ice. Naquele momento fiquei pensando o que levaria aquela mulher, bonita, bem vestida, num baita carro (acho que era uma BMW mas não lembro), em pleno domingo ensolarado no Hawaii a fumar aquele negócio que estava nos noticiários todo santo dia. Meia hora depois, encontramos com nossos amigos na praia e totalmente esqueci o episódio até hoje. A dependência química não tinha batido na minha porta ainda... 

A 20 anos atrás já se sabia dos efeitos dessa droga, ajuda wikipedia:

A metanfetamina possui um grande potencial de dependência, e a sua utilização crônica pode conduzir ao aparecimento de comportamentos psicóticos e violentos, além de outros transtornos mentais como depressão, e principalmente, dependência química de díficil tratamento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário