quinta-feira, 21 de julho de 2016

Torre de Babel


Ola meus queridos(as)

Cada um de nós somos um universo paralelo... O que se passa aqui dentro, por mais que tentemos explicar, comunicar, desenhar, traduzir... sempre será apenas um pseudo espelho distorcido. A comunhão (sem nenhum sentido religioso), o entendimento pleno e único, é breve e pontual. Pequenas amostras do que somos capazes, mas ainda não chegamos lá, não evoluímos o suficiente para fazer essa comunhão com outro universo. 

Hoje fui a prova disso. confesso que tentei; em vão. Ele sabia que algo de errado acontecia no meu universo, perguntou... não soube responder, procurei as palavras, achei algumas, tentei responder, sucesso zero. Queria tanto que ele pudesse simplesmente "ler" ou "sentir" o universo aqui dentro. Fico impressionada com a clareza emocional que alguns universos têm, outros carentes dela. 

Sempre fui fã de ficção científica, passei grande parte da minha infância e adolescência entre viagens interestelares e alienígenas; lembro um livro de Philip Dick, talvez seja "The alien mind" mas honestamente não tenho muita certeza do título, no qual encontramos uma espécie inteligente que apenas se comunicava por telepatia. Qual melhor forma de se comunicar do que essa? Você pensa, e pronto; o outro lado recebe sem interferências linguísticas, gestuais, etc... interpretação zero, exatamente o que você pensou o outro lado recebeu. O que você sente, o outro sente. 

Acredito que experimentamos essa comunicação ocasionalmente em nossas vidas, sabe aquela frase clássica, ele olhou para mim e entendeu tudo?! Provavelmente é um desses momentos, que ninguém precisa falar nada e tudo foi dito! Mas são momentos raros, perdidos em trilhões de diárias traduções e explicações. Nossa linguagem verbal por mais rica e poética que seja, não traduz as profundezas dos nossos universos... tão vasto, não há palavras que os descrevem.

E assim nos perdemos em confusões, interpretações, traduções infrutíferas; e nos tornamos uma gigante Torre de Babel!



Nenhum comentário:

Postar um comentário