sábado, 2 de julho de 2016

E lá vamos nós para a praia invernal


Ola meus queridos(as)

Trabalho novo, Mac novo... problemas velhos. E chegou as férias!!! Deles, pelo menos. Por alguma razão cósmica, nosso escritório em Londres atrasou tudo, o que significa que AQUI atrasou tudo também e, surpresa... alguns dias de folga! O que calhou, micro férias, e lá vou eu para o único lugar que sei ir, praia!

Estará frio?! Provavelmente. A água estará gelada? Certamente. O céu estará azul? Nem todos os dias...  mas é a praia! Meu refúgio, minha casa, salgada, arenosa, calmaria cheia de ressacas... não há outro lugar no universo aonde se entende melhor quem somos. Ou quem eu sou, não tenho como enganar o oceano com mentiras, nem fazer de contar que esta tudo bem para o vento terral que sopra no final da tarde, muito menos me esconder da maresia. São meus velhos amigos, cheios de sabedoria; sabedoria que eu jamais terei; então apenas escuto as ondas quebrando na praia, observo o horizonte sem fim na curvatura da Terra, abraço o vento salgado e enterro meus pés na areia. E por um micro segundo, faço parte desse todo; sem explicação.

Nem sempre o mundo faz sentido, alias nem sempre os dias fazem sentido... MAS tudo faz sentido no oceano! Ainda estamos aqui porque 30% de todos os gases de efeito estufa de origem antropogênica são absorvidos por ele (não sabemos até quando, todo sistema tem uma capacidade de suporte, e a acidificação de algumas áreas já é observada), porque ele ainda regula o clima com sua circulação termohalina (meio afetada ultimamente pelos últimos estudos comprovando o degelo na calota polar causando um aporte de água doce diminuído a salinidade), e por ai vai... Talvez faça um blog científico, mas ninguém aqui está muito interessado em saber como o balanço na equação da salinidade está afetando o processo de formação da NACW (North Atlantic Deep Water), o que compromete a distribuição de calor entre os hemisférios. Mas WHO CARES? Sei lá...EU (e meia dúzia de oceanógrafos e climatologistas por ai). 

Mas ainda temos o oceano para nós lembrar o que importa (por enquanto). Dele viemos...e sem ele não existimos, simples assim! Isso é algo que, de formas diferentes, sempre dividimos; eu e o Caiçara; o respeito e amor pelo mar... e nosso pequeno caminha nossos passos! É quase assustador escutar o Iago falando do mar, com tanto conhecimento e carinho (ele nem fez 5 anos), "mamãe, a baleia azul vai sumir se a gente não ajudar...", pois é, mais uma espécie na lista de espécie em extinção. São frases como essas que me ajudam, como mãe, à saber que estamos no caminho certo!

E o Caiçara? Contando os dias para seu primeiro ano limpo (acho que é em Agosto, não, pode ser Setembro...sei lá, eu nunca contei nada) MAS para ele parece ser um gigante evento, planejando sua troca de ficha. Talvez, porque o cara nunca conseguiu ficar um ano limpo mesmo... deve ser.  Estou estourando rojões? Não. Fico feliz por ele, e é isso. Alguns queridos agora devem não estar concordando comigo, poxa; o cara vai bater um ANO um ano limpo e você indiferente?! Não é bem assim... Vejo como um marco, o primeiro de vários que ele terá que ultrapassar, só isso. Mas é um marco importante a se comemorar... só isso. Continuo não estendendo nenhum tapete vermelho.

Como sempre disse, depois de um ano a gente conversa... já que ele esta chegando lá, talvez chegue a hora de conversar! 











Nenhum comentário:

Postar um comentário