quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Filho(s), a culpa e os laços


Ola meus queridos(as)

Filho não é trabalho... andei conversando com várias mães (solteiras, bem casadas, mau casadas, vários filhos, filho único, filhos adotivos, filhos agregados, etc...). Filho não é trabalho; filho pode (e deve) dar trabalho pois eles não vieram fazer as nossas vida mais fáceis, eles vieram fazer as nossas vidas mais difíceis, porém mais completas, mais enorme, mais única, mais importante... mais vida!

Você esta cansada, acabada, quer se jogar na cama e pedir uma pizza... pois é, temos esses momentos; mas o que o seu filho tem haver com isso? Ele quer sua atenção, seu carinho, uma comidinha gostosa, um colo, uma estória antes de dormir... um beijo de boa noite. Se você não esta conseguindo dar isso para o seu filho, pare, repense, o que realmente vale a pena?!!! 

Eu sei (ou acho que sei) o que vale a pena, e quando sinto que meu filho "precisa" de mim, coloco o pé no breque, passo uma tarde preguiçosa com ele e seus brinquedos no meio da semana, desligo o celular, vou para cozinha e faço o strogonoff que ele tanto ama, deixo ele dormir na minha cama com a centopéia... asseguro à ele que nada é mais importante neste mundo do que ele, e que a mamãe esta aqui! E vamos brincar de sombra na parede, submarino no banho ou fazer pegadas de dinossauro na areia.

Não posso, nem vou tentar preencher uma lacuna que não compete a mim, sou mãe (cozinheira, motorista, banco, amiga, psicóloga etc... pau para toda obra) MAS não sou pai. Hoje enquanto almoçava com minha irmã de coração, conversamos novamente a respeito disso e ela disse o que eu precisa escutar...lá eu mais uma vez me lamentando que poderia ter escolhido um "pai" melhor para o I., minha culpa e blablabla (agora meu), e veio a chulapada definitiva!!!! O I. é o I., não tem nada de lindo ou glamuroso em ser mãe solteira (se esse é o jargão), mas é ele, e você e foda-se o resto! Faça seu melhor...

Fiquei pensando nisso, faça o seu melhor...o meu melhor, qual é o meu melhor? Esse é o meu melhor? Posso melhorar o meu melhor? E assim a culpa (que ainda sentia), foi diminuindo, foi diluindo em risos e felicidades únicas, no seu beijo de borboleta, no abraço de urso, no banho quentinho com o avião... E finalmente deixo minha "culpa" para trás, e espero um dia poder explicar para o I. as escolhas de cada um, MAS eu sempre escolhi e escolho ele sempre!

E o que é família? Quais são os laços que nos unem? Papai, mamãe, filho, papagaio e vovô? Não se adequada mais a nossa realidade. Não lembro de quem é essa frase, mas diz que família são as pessoas que tem a chave da mesma casa...

Quais são os laços que nos unem? 



Um comentário: