quarta-feira, 15 de julho de 2015

Levantar do sofá


Ola meus queridos(as)

Andei fazendo um passeio cibernético pelos blogs de algumas companheiras (alguns, confesso, não visitava a um bom tempo), algumas tive e tenho o prazer de conhecer outras não MAS todas temos algo em comum (e não é ter ou ter tido um adicto na sua vida), somos mulheres inteligentes, sensíveis  que apreendemos, cada uma a seu modo, a nos amar. Aos trancos e barrancos fomos crescendo, deixando a menininha medrosa e frágil para trás até nos tornamos mulheres determinadas e que sabem o que querem... Temos algo em comum, levantamos a bunda do sofá!

Cada uma de nós teve sua trajetória particular, a estória de cada uma é única MAS com muito trabalho (no meu caso, MUITO Nar-Anon), muito carinho, muitas lágrimas e muitas risadas também apreendemos o fundamental, nos amar; resgatar nosso amor próprio, nossa auto estima! Gradualmente, ano após ano, fomos fazendo as pazes com a gente mesmo, olhando aquele raiozinho de sol pela janela e lentamente tomámos a coragem e abri-lá e iluminar a casa, já meio mofada e escura. Fomos tirando o pó dos móveis (ou jogámos tudo fora e compramos novos), renovando o velho e surrado armário, até sairmos de casa e encarar o mundo lá fora, abraçar (e nos permitir ser abraçadas) a vida. Acordar de manhã e sair da cama já não era mais um martírio, pelo contrário, um novo dia, uma nova oportunidade, um novo recomeço... E as mudanças começaram, se multiplicaram como uma bola de neve desencadeando um apetite insaciável pela vida!

Algumas companheiras que ainda estam namorando aquele raiozinho de sol, tímido, frio entrando pela janela me perguntam como abrir a janela... Bom, parece meio óbvio mas não tem como abrir a janela se você não levantar sua bunda do sofá! Eu sei, parece assustar se mexer, afinal de contas tudo dói e você esta paralisada, petrificada naquele sofá... vai que eu levanto e caiu depois?!! Vai que eu levanto e acontece a terceira guerra mundial? Então como levantamos do sofá? Algumas simplesmente cansaram de ficar lá sentadas, outras levantaram e caíram inúmeras vezes, outras sem forças mas muita vontade de abrir a janela rastejaram até lá (mas chegaram), outras precisaram que alguém as arrancasse do sofá (quase nunca dá certo), outras precisaram jogar o sofá fora para não ficarem tentadas a voltar.... e eu como levantei do sofá? A cada reunião do Nar-Anon que eu ia, meu sofá se tornava cada vez mais desconfortável, começou a rasgar o pano até que uma mola saltou para fora cutucando minha bunda, me empurrando. E eu pensei comigo, bom já que estou de pé porque não aproveitar e abrir essa janela de uma vez por todas?! 

Um comentário:

  1. No meu caso levantei do sofá quando esse já estava mais desconfortável do que ficar de pé, quando já não tinha mais como, estava todo estragado, cheio de molas saltando e me cutucando, me machucando mesmo... O cheiro de mofo da casa fechada já tava me sufocando e eu percebi que ou levantava, abria a janela e respirava ar puro, ou ia morrer ali intoxicada com o mofo...

    ResponderExcluir