sábado, 26 de abril de 2014

Chernobyl nos ensina


Ola meus queridos(as)

Assisti um documentário da BBS sobre Chernobyl, para os mais novos que não lembram, a 28 anos atrás houve um desastre de proporções enormes num reator da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. 2600 km2 de território (incluindo cidades, vilarejos) hoje são chamados de "the zone", toda a população foi evacuada e a área foi classificada como não habitável devido aos elevados índices de radiação; apenas alguns pesquisadores tem permissão para fazer trabalhos de campos no "the zone"por um curto espaço de tempo . 

Pois é, 28 anos depois, tal área SEM nenhuma presença humana tornou-se um santuário de lobos, alces, bisões, gaviões, marmotas etc... todo um ecossistema funcional, e por mais que os pesquisadores estudem, saudável (apesar dos níveis de radiação altíssimos ainda nos dias de hoje). Só abrindo um parênteses, o processo de geração de energia nas usinas se dá através do bombardeamento de átomos de urânio enriquecido, aonde os mesmos são fissionados (dai fissão nuclear); e apenas para ilustrar a meia vida do urânio é algo em torno de 4 milhões de anos... Logo, nenhuma surpresa que a área continue contaminada (e estará PARA nós humanos por um bom tempo)!

Mas a vida floresce, a natureza sempre encontra um caminho quando NÓS saímos do caminho... fiquei impressionada com as matilhas de lobos indígenas se reproduzindo entre os escombros do que antes foi uma das cidades mais modernas e tecnológicas da antiga União Soviética, Pripyat; a tundra quebrando o que sobrou de asfalto; os gaviões fazendo seus ninhos em torres abandonadas... uma cidade fantasma literalmente sendo invadida pela natureza! Invadida não, simplesmente a natureza reconquistando o seu espaço; um ecossistema totalmente em equilíbrio voltando ao seu status quo antes do expansionismo industrial stalinista do começo do século XX. 

E porque estou escrevendo tudo isso? Bom, primeiro porque sou meio nerd mesmo (até ai nenhuma novidade) e esses documentários me interessam; segundo porque é uma grande lição que o planeta nos deixa! De um acidente nuclear, contaminando uma área enorme da qual estamos banidos (para sempre); a vida se adapta, surge, reconquista seu espaço e prolifera.  A vida deste planeta não precisa de nós, NÓS é que precisamos deste planeta... 



Um comentário:

  1. Bom dia querida !! Só hj pude me atualizar de seus posts, meu pc tava bugado, eu lia mas nao conseguia comentar nada.

    Fico feliz que seu caiçara se levantou depois do tombo, a vida continua e se entregar é uma bobagem, nada como um dia após o outro!

    Amei a postagem anterior! Lembra que ja tinha comentado sobre esse meu projeto né?? rsrs achei que a idade me impediria mas vc é prova de que é possivel e me fez ver que eu poderia sim gerar um serzinho aos 4.0 e aqui dentro ele está!!

    Um gde beijo pra vc, saiba que te adimiro muitao!!!!

    ResponderExcluir