sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Você cuida da sua casa?


Ola meus queridos(as)

Hoje, trabalhando em casa de manhã consegui ter a prova irrefutável de como as pessoas desse planeta simplesmente não têm a mínima consciência ambiental, alias consciência do coletivo, que estamos todos nesta mesma casa chamada Terra e somos responsáveis por cuidar dela. Nós aqui em Sampa, e várias outras cidades do país estamos passando por uma onda de calor absurda, não chove a mais de mês, as reserva da Cantareira, que abastece grande parte da cidade atingiu um nível preocupante, 22.9% (o menor dos últimos 10 anos), o governo de São Paulo, para estimular a economia de água abaterá 30% do valor da sua conta se você conseguir reduzir 20% do consumo... enfim, a coisa esta ficando feia e logo teremos que conviver com cortes no abastecimento de água.


A fofa empregada de 30 anos (de casa) da minha mãe, que alias já esta aposentada, e de malas prontas para ir embora em breve (pois não tem as mínimas condições de continuar trabalhando, ninguém mais aguenta ela, e 30 anos já deu né?) ADORA gastar água, desperdiçar água... nesta casa moram 3 pessoas, apenas 3 pessoas e ela consegue gastar tanta água que não tem mês que a conta seja menor que $350! Como é minha mãe que paga, a empregada é dela...foda-se, mas hoje não deu! Ela passou metade da manhã lavando o quintal (que ela havia lavado ontem, e antes de ontem e todos os dias, porque ela gosta de lavar o quintal, lavar os banheiros que é bom nada né?) e simplesmente deixou a mangueira aberta, uma cachoeira de água correndo para calçada (ela gosta de abrir o portão da garagem para ver quem passa na rua) enquanto fofocava com a empregada do vizinho. Eu só observando pela janela até que, meia hora depois não aguentei mais! 

Desci no quintal, pedi a ela que desligasse a mangueira, expliquei a necessidade de se economizar água (sempre, ainda mais nesta situação crítica), que a água é um ativo ambiental, um bem de todos e deveríamos prestar atenção na nossa pegada de água (não tem só pegada de carbono não!); claro, de uma forma menos acadêmica... Resumindo, ela não gostou, e continuo desperdiçando água... Pronto, simplesmente falei, querida você daqui a uma década no máximo vai estar em baixo da terra, e esta desperdiçando água que, provavelmente faltará para o meu filho e as gerações futuras! É por causa de pessoas como você que esse planeta, hoje, encontra-se enfrentando tantos problemas ambientais, e deixamos esse legado, esse pepino, para as gerações futuras resolverem. 

E é bem isso mesmo! As mudanças climáticas são um reflexo da nossa sociedade expansionista, capitalista, consumista... produzimos resíduos na base da tonelada, reciclamos nem 10%, emitimos gases de efeito esfuta em giga toneladas, não conseguimos reduzir/remover nem 20% disso... não sou eco-xiita, longe disso, mas chegamos num ponto que nossa relação com o meio ambiente aonde moramos deve ser reformulado, buscando uma sustentabilidade, senão teremos que procurar outro planeta para morar e degradar aquele depois também.

Pode ter sobrado para empregada hoje? Certamente, mas enquanto não modificarmos esse comportamento, o planeta continuará se defendendo, e um belo dia teremos que ir embora da nossa casa ou seremos extintos mesmo! 


Um comentário: