segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Ciúmes, é o tempero do amor?


Ola meus queridos(as)

Trocando figurinha com a mulherada, principalmente esposas, namoradas, companheiras etc... constato que o ciúme é muito frequente entre os homens em geral. Claro que ter ciúmes não tem nada demais, como dizem por ai, o ciúme é o tempero do amor. Mas se temperar demais, estraga e fica intragável! 

Como sou chata, fui pesquisar um pouquinho sobre ciúmes, a primeira relação de ciúme vem ainda lá da infância quando a criança tem medo de perder o amor dos pais. No entanto, vamos crescendo e ganhando autoconfiança, e apreendemos que as pessoas têm capacidade de amar diferentes pessoas, sem que o amor diminua. A pessoa que sofre com o ciúmes (doentio) não tem essa dimensão e não aceita o ser " amado" como indivíduo, com vontades próprias, desejos unitários. Ter uma vida própria não significa traição ou abandono. 

Então vou pegar o gancho, o dependente químico, em algum momento do seu crescimento estacionou, as vezes brincamos que eles ficaram na adolescência (pois é esse o comportamento padrão), e requer muita recuperação para dar o passo e entrar na vida adulta. Os adictos, em geral (tá gente?) são ciumentos, extremamente ciumentos porque sua autoconfiança provavelmente é a mesma de uma criança de 5 anos de idade! 

Olha o que eu li: "a pessoa que sofre com o ciúme patológico está sempre prestes a explodir e agir por impulso, não conseguindo controlar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos". Nossa, qualquer semelhança é mera coincidência! Outra interessante: "pessoas que vivem essa descompensação por ciúme, costumam ser pessoas inseguras, tensas, possuem um alto nível de ansiedade, a qual frequentemente é descarregada com agressividade, raiva e rancor". E para finalizar: "... encontra nesta realidade percebida (na maioria das vezes não é real) elementos que configurem suas dúvidas e desconfianças. Isso leva a pessoa a encontrar evidências onde não existem, mas que pela forma que as enxerga, confirmam suas suspeitas".

Resumindo meus queridos, ciúme é um território perigoso, e a linha entre um ciuminho básico saudável e um ciúme doentio, aonde você controla, tem posse do ser amado (como se fosse um objeto), destrói seu relacionamento criando uma realidade que só existe na sua cabeça é tênue! Então, menos tempero!

3 comentários:

  1. Ufa amiga...como é dificil isso, tenho tido jogo de cintura e não me importando muito, já perdi as estribeiras com o ciumes exagerado dele até com minhas amigas, parece que ele quer me por num vidro e guardar só pra ele, mas tenho aprendido a lidar com essa situação

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, obrigada pelo carinho e pela visita. Está muito difícil ter que lidar com isso, principalmente que ele simplesmente criou a sua realidade e ponto final. Surto psicótico mesmo, nada que eu fale, argumente adianta. Mas, não vou permitir minha serenidade ser abalada, eu escolho não alimentar essa maluquice. Beijos

    ResponderExcluir
  3. bom pelo menos desse problema eu não tinha...tb só faltava..mimado, birrento, teimoso...e ciumento..kkk.bjus paciência galera..nisso o ele sempre foi muito legal...sempre me respeitou...não foi de ficar pegando no meu pé..ou ficar vigiando meu face...não meche na bolsa, nem no celular...e deixa eu sair com as minhas amigas na boa..olha...to começando a ver as qualidades...isso..é bom mais justo agora..kkkkk

    ResponderExcluir