sexta-feira, 9 de maio de 2014

A arte de cozinhar


Ola meus queridos(as)

Recuperada da dengue (ainda uma dorzinha de cabeça chatinha) , semana véspera do dia das mães (programações mil, desde da escolinha do I. até o velho e bom tradicional almoço de dia das mães, que eu me prontifiquei a fazer, ainda não decidi o menu; vou esperar a inspiração chegar!). Eu gosto de cozinhar, reunir as pessoas em volta de uma mesa, vê-las felizes saboreando algo que EU fiz... é uma sensação muito boa! Procuro receitas novas, converso muito com o Caiçara (difícil concorrer, né o cara é cozinheiro profissional), comida é uma grande parte da minha vida e não porque eu coma muito, ao contrário, depois da cirurgia bariátrica passei por um processo de re-educação alimentar além de que não cabe (o tamanho do meu estômago é um terço do seu)! Eu odeio ir em shopping center, agora me convida para ir no empório Santa Luzia; nirvana! Cozinhar é uma arte!

Já passei várias situações "chatas", lembro uma vez a muitos anos atrás quando a mãe do Caiçara nos convidou para almoçar (alguma ocasião especial), estava tudo muito gostoso mas, como sempre, comi um pouquinho e todo mundo notou, come mais minha filha... não gostou da comida? Vai explicar que não é nada disso... Oi desculpe mas a uns 8 anos atrás eu pesava 110 kg e fui submetida a uma gastrectomia vertical reduzindo o tamanho do meu estômago e diminuindo a produção de grelina, logo eu não sinto muita fome e como bem pouco e não tem nada haver com o seu tempero. Outra clássica foi com a sogra da minha irmã, ela é simplesmente a "matriarca" da Calábria, ela FAZ as massas em casa com todo seu aparato diretamente importado da Itália; provavelmente passa a semana inteira se preparando para o almoço de domingo, sua cozinha é um santuário da culinária italiana (molho de tomate comprado é pecado)... Depois do terceiro almoço, quando ela com lágrimas nos olhos disse não entender porque eu não comia mais um pedaço da sua lasanha abri o jogo.

Ultimamente andamos cozinhando bastante juntos, preparando o jantar conversamos sobre os eventos do dia, um espaço acolhedor, neutro, tranquilo e assim, com carinho e respeito o cação ao molho, o talharim ao pesto, o purê de mandioca, o suflê de alho-poró entre tantos outros pratos ficam prontos com o tempero mais importante, amor. 


3 comentários:

  1. Vamos combinar um final de semana destes, vc e as crianças (e os rapazes)... faço meu famoso boeuf bourguignon! Segundo meu crítico culinário (o Caiçara) meu carro chefe... bis

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, espero que esteja melhor, dengue baqueia, nunca tive mas conheço pessoas que tiveram, é complicado... espero que tenha tido um otimo almoço do dia das mães! um gde beijo

    ResponderExcluir