sábado, 18 de janeiro de 2014

Retorno ou mapa?


Ola meus queridos(as)

Como vocês sabem, no Nar-Anon nós não damos retorno... alias o que é essa estória de "dar retorno"? Simples e puramente é alguém dizendo para você o que ele (ou ela) acha que seria o melhor para você fazer... as vezes com as melhores intenções da face da terra (mas como diz o meu pai, de boas intenções o inferno esta cheio). O famoso e evitadíssimo retorno nos grupos, nada mais é do que sua codependência gritando e implorando para que alguém diga o que você tem que fazer, já que você simplesmente não sabe... e continua na esperança de achar a "solução" fora, e não dentro de você. O retorno não permite uma interiorização, um crescimento cujos os méritos são exclusivamente seus...  Retorno não é partilhar experiências, é você colocar a SUA experiência como válida (e o outro que siga).... retorno, como muito bem colocado na nossa maravilhosa reunião de área painel hoje, faz parte de um dos três inimigos mortais do Nar-Anon pois reflete seu personalismo e, por tabela, prepotência! 

Tudo é sugerido... e conselhos, são dados, mas fora das salas, entre os companheiros que os pedem a outros mais experientes... entre afilhados e madrinhas, entre companheiros sempre iguais, com respeito e apenas no único intuito de trocar experiências apenas... No Nar-non não dizemos o que você deve fazer, apenas damos um mapa para que você ache seu próprio caminho! 

Se você esta perdido, se você ainda sofre devido a adição de um familiar amado... oferecemos esse mapa, com várias rotas, mas todas eles serão caminhados no amor, na aceitação e na compaixão. Nunca na dor, na imposição e na obrigação. 

A bússola será sempre você, apenas oferecemos um mapa!

Que cada um apreenda a navegar sua própria vida! 

Um comentário:

  1. Olá..nega...concordo em partes...por vezes estamos tão perdidos dentro de nós mesmos que se alguém não por prepotência mais por experiência não lhe der uma direção, você pega esse mapa e é capaz de ficar anos perdido tentando achar o fio da meada...rs...o problema é que como aonde tem o bicho homem a essência dos ensinamentos de um grupo por vezes são distorcidos e não tem jeito seja no grupo que for sempre será assim...a sala terá uma cara, a cara do mais velho de grupo, a cara de quem coordena enfim...não existe nada nem ninguém perfeito né... pra mim tudo nesse mundo se complementa...religiões, profissões, grupos de apoio, assuntos...todos nos dão a oportunidade do aprendizado...bjuuu

    ResponderExcluir