domingo, 19 de janeiro de 2014

Quebrando o Tabu


Ola meus queridos(as)

Domingo preguiçoso, I. tirando sua sonequinha da tarde depois de ter brincado a manhã inteira na piscina, e já que não consigo entrar no Candy Crush (o mal do século é esse meus amigos, se você ainda não se viciou, evite qualquer convite!) resolvi escrever sobre um documentário, um pouco polêmico mas MUITO interessante, que assisti finalmente essa semana (estava na lista); Quebrando o Tabu. Alias sugiro a todos que assistam, com a mente aberta. 

O que esta em discussão, no documentário, é um questionamento do quanto ineficaz, hoje, são as políticas sociais de criminalização das drogas e suas ramificações (entenda-se tráfico, violência, corrupção entre outras). Traz alguns "estudos" de casos, digamos assim, ou novas abordagens a essa problemática vigentes em outros países, como Holanda, Portugal etc... com estatísticas, no mínimo, promissoras. 

Não estou aqui levantando nenhuma bandeira, a droga bateu a minha porta alguns anos atrás e sei o que é ter um dependente químico na minha vida MAS precisamos parar de ser inocentes, desde que o mundo é mundo a droga existe e sempre vai existir. Palavras do Drauzio (que eu respeito MUITO): "O que aconteceu com o crack no Brasil, é a maior prova de fracasso desta política de combate as drogas, o crack entrou no Brasil nos anos 90, já se sabia que se usava crack nos USA, nada foi feito em termos educativos... é uma droga compulsiva, com grande poder de adicção, e qual o resultado hoje? Nós combatemos o crack guerreando, e o que aconteceu? O crack se espalhou pelo país inteiro, virou uma epidemia".  Outra dele: "Você não pode por na cadeia uma pessoa que esta doente.

O consumo de drogas no Brasil continua sendo crime, embora a pena de prisão tenha sido abolida. O sistema de saúde não tem a estrutura necessária para oferecer tratamento a maioria dos dependentes químicos.

"Em 1971, os Estados Unidos declararam guerra às drogas. Quarenta anos depois, é hora do mundo declarar paz".

É para refletir meus querido! Boa sessão de cinema!

2 comentários:

  1. Eu assisti achei demais o documentário...e penso q se não é a forma correta pq acho q isso não existe pelo menos por enquanto...mais talvez a mais indicada é prestar atenção aonde estamos errando como eles disseram: Estamos tratando doentes como criminosos, e descriminando-os, tudo porque não existe informação de qualidade...quando se tem informação de qualidade, diminuímos o preconceito e conseguimos melhores idéias para se abordar as pessoas que são doentes e para convencer o restante da população de que não se deve marginalizar ou ter raiva dessas pessoas e também a previnir...era mais ou menos isso q eu tentei dizer naquele "debate do face" quando disse pra nos unirmos aumentando os grupos (porque é essa a ferramenta que temos e sabemos que funciona), para que assim pudéssemos ter mais pessoas bem informadas, de certa forma os grupos nos ensinam a nos tornarmos pessoas melhores, consequentemente servindo de exemplo e multiplicando essa forma de viver, e somente assim poderíamos começar a ter idéias mais eficazes de como agir...faço as palavras do Fernando Henrique..kkk eu não sei como agir estou aqui querendo conversar sobre pra ver qual a melhor maneira..kkk...infelizmente pareceu que eu estava dizendo...vamos eleger um membro de NA ou NARANON pra presidente..kkk não foi essa a intenção...

    ResponderExcluir
  2. há pra mim o sistema politico é falido...e tudo q tentarmos através dele...talvez não apresente grandes resultados....pq seremos afogados pela lama...mais se conseguirmos uma maneira de correr por fora...ai sim faremos a diferença..eu acredito nisso

    ResponderExcluir