domingo, 12 de janeiro de 2014

Compaixão


Ola meus queridos(as)

Semana sem celular (simplesmente pifou do nada) e sem rede (me senti um alien), como somos dependentes disso... mas não vou escrever sobre nossas "dependências", sejam elas quais sejam, só por hoje. 

Quando alguém sofre, ou esta passando por um momento difícil nos solidarizamos, no jargão das salas, as vezes nos identificamos mas realmente sentimos compaixão? O que é compaixão? Ajuda google dicionário: 

1. Sentimento benévolo que nos inspira a infelicidade ou o mal alheio.

2. lástimapiedade.

Mesmo? Isso é compaixão? Não entendi a definição literal e continuo buscando o real significado de compaixão... No Nar-Anon sempre falamos muito em transformar nossos sentimentos, como medo em fé, dor em amor; e praticar a compaixão e aceitação. Porém não vejo compaixão como dó, lástima ou piedade (menos ainda); sentir dó ou piedade por alguém não faz a mínima diferença em termos práticos (eu por exemplo, morro de dó por todas as crianças aidéticas na África, e daí?). Não gera ação... Compaixão, é um sentimento cuja as raízes estam fincadas no amor...  se eu realmente amar umas destas crianças aidéticas na África torna-se algo produtivo, pego um avião e vou até lá, compro remédio, troco a fralda, organizo uma ONG e por ai vai... mas só sentir pena e dó não ajuda em nada.

Prefiro uma abordagem mais filosófica, toda compaixão surge da nossa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro (empatia), sair daquela visão egocêntrica e "VER" o outro e seus sentimentos. A partir dai, nasce a compreensão e acaba os julgamentos e críticas e só assim podemos ter uma ação consciente para ajudar no que de fato é necessário.... 

Logo a compaixão é um amor ativo, que não deve ser confundido com dó ou piedade.

A compaixão não é ter dó nem piedade, pois enquanto a compaixão liberta, a dó e piedade escravizam o ser (segundo os budistas, e estou com eles nessa)!

P.S: Meus queridos, não cheguei nem perto desta compaixão que gostaria imensamente de sentir.... 


Um comentário:

  1. acredito q esse seja nosso grande aprendizado...não é só tu não q ta longe de conseguir realmente ter compaixão com o próximo...tmj

    ResponderExcluir