quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Esse problema não é meu


Ola meus queridos(as)

Temos a tendência, ou predisposição de sair resolvendo todos os problemas do mundo: desde a crise migratória na Europa até o pãozinho francês da padaria que esta saindo queimado do forno. É quase patológico como abraçamos problemas que não são nossos. 

Outro dia estávamos conversando, o Caiçara falando de alguns problemas do seu trabalho, e quando dei por mim lá estava eu maquinando como resolve-los. Opa, pera aí! Como se eu já não tivesse problemas suficientes na minha vida, porque adotar os dele também? Ou os dos outros?  Claro que podemos e devemos ser solidários, um ouvido amigo e fica por ai. Esse problema não é meu...

O poder libertador do "esse problema não é meu"! Hoje, esse é o meu mantra... quando começo a perceber que estou me envolvendo demais em algo que não me diz respeito (como se o novo auxiliar de cozinha será competente ou se vai dar tempo de desalgar as carnes para a feijoada de sábado no restaurante), opa! São alguns resquícios de codependência que ainda surgem apesar de anos de recuperação. Aquela necessidade de controle, aquela maluquice de achar que vamos salvar a pátria e abraçar todos os problemas do universo, e pior, resolvê-los. Insanidade total, né?

Preciso sempre me monitorar para não entrar nessa dança novamente, e isso; cuidar de mim e dos MEUS problema, é problema meu...para o resto " esse problema não é meu"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário