quarta-feira, 18 de maio de 2016

O tempo e o vento


Ola meus queridos(as)

Confesso, Érico Veríssimo foi meu companheiro e seus livros habitaram minha imaginação por vários anos; principalmente quando descobri a beleza poética sulista dos pampas, seus nevoeiros matinais, sua geada fina e branca pintando a paisagem, o por do sol tardio avermelhado, o chimarrão amargo e quente... o silêncio do tempo e o vento, quando sopra da "banda oriental" forte, constante, ensurdecedor! E como dizia Ana Terra: "Sempre que me acontece alguma coisa importante, esta ventando". 

E como diz o I. "O vento esta ventando", nada muito poético vindo do meu pequeno de 4 anos escutando o vento no décimo oitavo andar deste arranha-céu que nada lembra os pampas e seus minuanos invernais e meus anos gaudérios! Sério, até um lindo vestido de prenda eu tinha, uma bomba de chimarrão de prata herdada de um enorme e já desencarnado amigo, a cúia mais curtida de todo o Rio Grande, as tardes preguiçosas na varanda, um fogão a lenha que mais esfumaçava a sala do que aquecia (mas era uma relíquia), os churrascos infindáveis de apara de costela (picanha é para os principiantes)... tudo no sul é intenso, amplo, contemplativo. E como dizia Bibiana Terra: "Parece que o tempo maneia o vento"...

E o tempo mais uma vez me ensina tanto, calma. Sou uma pessoa ansiosa por natureza, o que é péssimo por si só, mas a lenta (ou as vezes apressada) passagem do tempo me ensina a ter calma. Tudo tem seu tempo, é o que dizem... nunca entendi muito isso, pois queria EU atropelar o tempo. Talvez porque não soubesse valorizar o aqui e agora, queria que o tempo passasse rápido e transforma-se o agora em passado.

Hoje eu gosto do agora, e que o agora vire passado no seu tempo... O agora é bom!

E quando o tempo passar e o vento "ventar" quero olhar para o agora e sentir saudades desse tempo bom!

P.S: E o tempo realmente passa, essa semana o Caiçara, enquanto salteava as batatas e grelhava o atum com crosta de gergelim para a janta, casualmente segurou minha cintura na cozinha enquanto eu lavava a salada e sussurrou no meu ouvido: "Hoje fazem 10 meses que estou em recuperação, só por hoje". Eu simplesmente o levei para cama e as batatas e o atum queimaram... ainda bem que temos delivery a qualquer hora nesta metrópole!!!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário